Skip to content

Instituto Histórico

Boa parte da história de nosso município e da região da Baixada Fluminense começou a ser recuperada pela própria necessidade de pesquisadores em conhecerem melhor o passado de Duque de Caxias.

O interesse do público, que frequentava a antiga Biblioteca José do Patrocínio, localizada no terceiro andar do prédio da Câmara, no início da década de 1970, fez surgir, em 31 de janeiro de 1973, o Instituto Histórico, órgão anexo à Câmara Municipal. No dia 11 de dezembro de 1980, por meio da Resolução 494, o Instituto recebeu o nome de Vereador Thomé Siqueira Barreto

instituto

Até hoje, o Instituto Histórico guarda, em seu acervo, um verdadeiro tesouro que conta um pouco da nossa história e da Baixada. São cerca de 70 mil itens documentais, entre reproduções fotográficas, documentos textuais, livros, jornais e revistas, plantas de loteamento, quadros, além de objetos de uso pessoal e vestuário, que fazem parte de um referencial significativo para a história do município de Duque de Caxias e também da Baixada Fluminense, além de ser fonte de estudos obrigatória para muitos pesquisadores.

Entre os itens, podemos encontrar um castiçal e uma imagem de Santo Antônio, remanescentes da antiga Igreja São João Batista de Traiaponga (hoje Santa Terezinha, no Parque Laifaiete). Fotos sobre a chegada da água encanada em Duque de Caxias, a construção da Fábrica Nacional de Motores (FNM), a visita de Juscelino Kubitschek à Reduc e uma cópia do Código de Postura da Vila Estrela de 1846, constituem-se em documentos nobres conservados em nosso acervo.

Objetivo é resgatar e divulgar nossos valores
No conjunto do acervo do Instituto Histórico, continuam sendo desenvolvidas atividades de preservação, realizando–se um trabalho sistemático e integrado de conservação e processamento técnico das obras, objetivando a catalogação precisa e, sobretudo, a salvaguarda das mesmas.

O Instituto Histórico tem uma importante proposta, nos dias de hoje, que é PRESERVAR o acervo, evitando danos que poderiam ser causados à documentação pelo tempo e, principalmente, pela ação do homem, aumentando a vida útil dos itens documentais.

Com o propósito de apoiar a preservação e divulgação da cultura da região, o Instituto Histórico lança periodicamente a Revista Pilares da História, com a parceira da Associação dos Amigos do Instituto Histórico. A Revista é composta por artigos, frutos de pesquisas sobre as transformações culturais, sociais e econômicas ocorridas na Baixada, ao longo dos anos. A publicação, de cunho acadêmico, é doada aos interessados e às instituições culturais e históricas do município e da região.

O Instituto Histórico realiza também eventos em datas importantes, promovendo exposições de artes plásticas, lançamentos de livros, palestras e outras atividades relacionadas à cultura e educação.

A Associação dos Amigos do Instituto Histórico tem sido um importante elo entre o Instituto e a comunidade, contribuindo no processo de divulgação de nossa história.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, o Instituto Histórico, que funciona no subsolo da Câmara, é fonte obrigatória de estudo para alunos, professores e historiadores. Por ano, cerca de 5 mil pessoas visitam o espaço, entre visitantes e pesquisadores.

Faça contato com o Instituto Histórico pelo telefone (21) 2784-6947 ou pelo e-mail: institutohistoricocmdc@gmail.com

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.