Duque de Caxias agora tem uma Câmara Mirim para representá-la e reforçar a voz da juventude na Cidade. Nesta quarta-feira, dia 20, foram empossados os 29 vereadores mirins eleitos democraticamente em suas escolas para mandato de um biênio. O projeto Câmara Mirim, reformulado pelo presidente do Legislativo, Eduardo Moreira (PT), tem o objetivo de contribuir com a formação de cidadania dos estudantes e aproximar crianças e adolescentes da política local.
“Temos o dever de educar e formar cidadãos de bem, só assim teremos uma Cidade diferente e um País melhor. Essas crianças estão tendo a oportunidade que não tivemos, espero que aproveitem e se dediquem, pois assumiram um compromisso com suas escolas, familiares e amigos. Parabéns aos eleitos e a todos que se envolveram com o projeto. A Câmara está empenhada nisso, para que amanhã vocês possam nos representar e fazer melhor do que muitos políticos que estão hoje no poder”, disse Eduardo Moreira.
Presidente da Comissão do Câmara Mirim, o vereador Nivan Almeida (PRP) citou o educador Paulo Freire. “O professor aprende ao ensinar e o aluno ensina ao aprender. Cada um dos vereadores mirins será avaliado no seu comportamento, pois isso faz parte da vida pública”, explicou, informando que cada eleito recebeu uma cartilha, cotendo a lei orgânica e o manual do vereador.
“Olhando essas crianças interessadas pela política, eu fico com esperanças que daqui saiam os políticos do futuro. Nós fomos eleitos para fiscalizar e criar leis. Aprendam que vocês foram eleitos para representar toda Cidade, independente de bairro”, ressaltou o vereador Moa (PT).
Parabenizando os pais por incentivarem a participação das crianças, a vereadora Juliana do Táxi (PSD) reforçou: “Não se prendam a apenas um bairro, ajudem a fiscalizar todo Município e tragam para a Câmara as demandas importantes. Estou à disposição para ajudá-los.”
A vereadora Fatinha (Solidariedade) destacou a participação dos professores no processo inicial do Câmara Mirim (campanha e eleição), que se deu nas escolas. “Parabéns aos professores, aos pais, aos eleitos e, principalmente, à Cidade, que só tem a ganhar com vocês.”
Subsecretário de Educação, o professor Moisés Silva agradeceu. “É bonito ver a juventude participando da política. Trazer os estudantes para a Casa legislativa é muito importante e a Câmara percebeu isso. Será uma contribuição fundamental para a Cidade, pois os mirins não são apenas o futuro, eles são o presente.”
A primeira sessão ordinária da Câmara Mirim acontecerá no próximo dia 11 de maio, às 9h, no plenário da Casa Legislativa, quando serão eleitas a mesa diretora e as comissões técnicas permanentes. Vale lembrar que as plenárias ocorrerão uma vez por mês, sendo sempre a segunda quarta-feira.