Os Vereadores de Duque de Caxias levantaram diversas questões emergenciais na Sessão Plenária desta quinta-feira, dia 9. Segurança, transporte e falta de água são temas que vêm demandando a atenção dos Parlamentares. Além de apresentar propostas, os Edis também cobraram agilidade do Executivo no atendimento às demandas.
Mostrando indignação com o Governo do Estado, o Vereador Carlos de Jesus (PDT) cobrou a retomada da obra da estação de tratamento de água no Morro do Motocross, em Jardim Primavera. “É triste ver o abandono do local e o dinheiro público sendo desperdiçado, pois chegaram a fazer dois reservatórios com capacidade para 10 milhões de metros cúbicos de água que nunca foram utilizados. Estivemos com o Governador Pezão para cobrar a obra, antes da crise do Estado, mas o prometido não foi cumprido. Acho que um bom gestor deve sempre buscar caminhos. Há, inclusive, empresas que se dispõem a fazer parcerias; podemos levar essa sugestão ao Prefeito para concluir esse projeto.”
Segundo o Vereador Chiquinho Grandão (PP), a obra no Morro do Motocross já é uma vitória. “Tive a oportunidade de conversar com o Prefeito Washington Reis e até abril essa obra será inaugurada. A aprovação da Casduc (Central de Águas e Saneamento de Duque de Caxias) por essa Casa vai beneficiar muito nossa Cidade, que vai poder gerenciar os serviços de água e esgoto no âmbito do Município, sem sofrer com a possível privatização da Cedae”, disse, alertando, ainda, para a importância da participação dos Edis no debate sobre a reforma do Plano Diretor.
O Presidente Sandro Lelis (PSL) reforçou a necessidade de discutir o Plano Diretor. “Lembro-me da covardia feita pelo governo passado, que aumentou abusivamente o IPTU nas regiões de Santa Cruz da Serra e da Rodovia Rio-Magé. Já conversei com o Prefeito, que reafirmou seu compromisso de olhar com carinho e respeito para a população e também dar suporte para os empresários, que geram receita e empregos a nossa Cidade.”
Retomando a questão do transporte, levantada na sessão anterior, o Vereador Marcos Tavares (PSDC) informou que já protocolou Requerimento para realizar Audiência Pública visando debater com a população e autoridades competentes sobre licitações, tarifa, climatização e renovação da frota. “Faço apelo para que seja designada uma data com urgência para que possamos começar a convocar a participação de todos”. O Parlamentar aproveitou para apelar ao Prefeito a fim de acelerar o atendimento dos Requerimentos e Indicações feitos para o Jardim Gramacho. “O Poder Público tem uma dívida com o Bairro e a população local.”
O Vereador Nivan Almeida (PRP) ressaltou a importância da Audiência. “A partir dos temas abordados, podemos criar um documento pontual para ajudar o Executivo nos caminhos que precisam ser seguidos para solucionar o problema do transporte público em nossa Cidade.”
Lembrando que a Câmara conta com Parlamentares que são profissionais da Segurança Pública, o Vereador Beto Gabriel (PV) falou sobre o tema. “Passei mais de 29 anos na Polícia Militar, estive em contato com autoridades da área que me confirmaram que a possibilidade de greve – veiculada pelas redes sociais – é apenas boato, a sociedade pode ficar tranquila. Sou defensor da segurança e tenho certeza de que os demais Vereadores que também são policiais podem nos convocar para a luta, se for preciso.”
Policial reformado, o Vereador Gilberto Silva (PPS) afirmou sentir orgulho de ter pertencido à Polícia Militar. “A gloriosa PM tem se esforçado para garantir a sensação de segurança do cidadão. Em Duque de Caxias, a maior preocupação é com a integridade física da população. Essa notícia de que não haverá greve é animadora e nos deixa tranquilos.”
O Vereador Guilherme é a Esperança (PTN) anunciou uma proposta. “Nós, do Conselho de Segurança, estamos junto com a PM. Nossa intenção é levar ao Prefeito a ideia de que a corporação entre com a viatura e a Prefeitura banque a mão de obra, ou seja, os policiais que estariam de folga. Esse é nosso projeto para proporcionar mais segurança para Duque de Caxias.”
Por fim, o Vereador Valdecy (PP) também apresentou uma sugestão para garantir a segurança da população. “A UPP da Mangueirinha conta com 286 policiais e o 15º Batalhão, que atende toda nossa Cidade, tem 756 policiais. Nossa ideia é que o Prefeito leve ao Governador a proposta de que esses homens da UPP contribuam também com o patrulhamento nas ruas de Caxias.”