Um evento comemorativo ao Dia Municipal da Cultura, celebrado em Duque de Caxias em 20 de março, foi realizado no instituto Histórico com a mostra Olhares, que reuniu exposição de pinturas, fotografias e lançamento de livro.
Diretora do Instituto Histórico, a professora Tania Amaro agradeceu a parceria dos artistas. “Todos nós fazemos parte desse espaço, agradeço por estarem conosco expondo seus talentos. O Instituto Histórico está sempre aberto aos antigos e novos olhares.”
O artista plástico Marco Bomfim expôs quadros da mostra “O estranho mundo de Marco Bomfim”, que tem como inspiração as máscaras africanas. “A África tem uma presença viva importante nesses quadros.”
A fotógrafa Krissia Gomes, que tem um olhar apurado ao público infantil, apresentou a exposição “As cores da infância”. “Minhas fotos falam do olhar ingênuo da criança. Essa mostra é uma ótima oportunidade para mim, por isso, agradeço à Tania pelo espaço.”
O livro Dois Toque, de Heraldo HB e Ricardo Rodrigues, é uma seleção de poemas e minicontos. “É um prazer estar nesse espaço, que está sempre aberto aos artistas, me sinto valorizado. Esse é meu primeiro livro e estou muito feliz, pois o poema tem o poder de nos deixar mais humanos.”
O vereador Nivan Almeida representou o Legislativo no evento. “A lei do Dia Municipal da Cultura foi criada em 2005, quero agradecer aos talentosos artistas que contribuem para o engrandecimento do Instituto Histórico e parabenizar a professora Tania pelo trabalho realizado nesse espaço. A Câmara vai estar sempre disponível para eventos como esse, que ajudam no desenvolvimento da cultura e da história da nossa Cidade.”