Na sessão plenária da Câmara Municipal de Duque de Caxias desta terça-feira, dia 7, os vereadores debateram sobre as obras concluídas e em desenvolvimento na Cidade. Aproveitaram para agradecer ao prefeito Washington Reis e aos secretários pelo comprometimento no trabalho e também apresentaram novas demandas.
“Fiz uma solicitação sobre sinalização ao longo da avenida Governador Leonel de Moura Brizola, antiga Presidente Kennedy, e a demanda já está sendo resolvida. Estive hoje com nosso prefeito em todo terceiro distrito e ele mostrou que tem se empenhado muito, não apenas naquela região, mas em toda Duque de Caxias. Não tínhamos postos de saúde em funcionamento e hoje nós temos, o maior problema é a grande demanda vinda de outros municípios, mas pelo que temos fiscalizado, o serviço está sendo realizado com muita eficiência”, relatou o vereador Guilherme é a esperança (Podemos).
“O governo realmente tem feito obras importantes no terceiro distrito, especialmente no bairro Santa Lúcia e Parque Santo Antônio, onde pudemos de forma bem responsável realizar um sonho antigo daquela região, fazendo a canalização e a macrodrenagem do córrego Canaã, que desemboca no Rio Estrela. É uma demanda antiga que esse governo pode dar uma resposta àquela população. Também pudemos acelerar as obras da Taquara em relação à macrodrenagem de forma bem competente. Nosso governo vem buscando soluções para todas as demandas e essa Câmara vem contribuindo para essa governabilidade”, ressaltou o vereador Nivan Almeida (PRP).
Mudando a pauta para saúde, o vereador Chiquinho Grandão (PP) fez uma observação sobre o Hospital do Olho. “Tive o prazer de lutar e votar nessa Casa para a realização desse equipamento importante para nossa Cidade, mas infelizmente o acesso dos nossos munícipes não está sendo fácil, pois as consultas estão sendo marcadas para daqui um ano. Foi vendida uma imagem maravilhosa que não está sendo cumprida, é uma vergonha.”
Líder do governo, o vereador Nivan destacou que o Hospital do Olho já realizou mais de três mil cirurgias. “Sempre foi uma demanda muito grande não somente na Baixada Fluminense, mas em todo Estado do Rio de Janeiro. Hoje a população tem a resposta com nosso Hospital e o prefeito sabe das necessidades, por isso mutirões serão criados e novos horários estão sendo estabelecidos para que tenhamos uma brevidade de tempo maior.”
Ainda sobre saúde, o vereador Clovinho (PDT) falou sobre as UPAs geridas pelo governo do Estado. “É muito triste o que está acontecendo nas UPAs Lafaiete e Sarapuí, as pessoas estão morrendo nessas unidades por conta da dificuldade em conseguir transferência para hospitais, uma covardia do Estado.”
“Hoje, a única UPA que funciona bem no nosso Município é a Beira Mar, porque está ao lado do Hospital Moacyr do Carmo e tem toda sua estrutura pautada no organismo municipal, ou seja, médicos, enfermeiros e medicamentos”, disse o vereador Gilberto Silva (PPS).
“Infelizmente a Baixada Fluminense, na questão da saúde, é esquecida pelo Estado, e nós que somos vereadores e estamos todos os dias em contato com os munícipes sofremos juntos por esse descaso. Realmente a UPA Beira Mar é a única que funciona porque o governo municipal quem financia, deixo aqui meu registro para que o Estado olhe mais por Duque de Caxias”, reforçou a vereadora Juliana do Táxi (PSD).
“Esse atendimento é reflexo de um Estado com um governo falido, por isso quero propor a essa Casa uma ação conjunta com o Executivo para que sejam municipalizadas as UPAs da nossa Cidade. Vejo a possibilidade da UPA Sarapuí, por exemplo, se transformar em uma UPA Infantil porque os moradores ali têm dificuldade de chegar até o Centro, seria uma ótima solução”, sugeriu o vereador Catiti (PTN).
Presidente da Câmara, o vereador Sandro Lelis (PSL) ouviu atentamente as reivindicações dos colegas. “Conhecemos as dificuldades que nossa Cidade enfrenta, mas contamos com um governo responsável que sabe o que precisa melhorar. Se compararmos este um ano e oito meses do mandato do prefeito com duas últimas gestões dessa Cidade, vamos perceber o quanto avançamos. O prefeito está trabalhando para dar qualidade de vida ao munícipe, prova disso é a inauguração do campus da UFRJ em Santa Cruz da Serra, uma obra sonhada há muito tempo, que o prefeito iniciou anos atrás, deixando 80% pronta e os governos subsequentes não terminaram. Agora, com menos de dois anos de mandato, o prefeito concluiu e equipou os prédios, faltando apenas finalizar os ginásios. Da mesma forma acontecerá com a Maternidade de Santa Cruz, que estão com as obras a todo vapor, em breve será realidade. São dois projetos que sempre sonhei e lutei para ver realizado e por isso estou muito feliz e grato ao prefeito.”