Na sessão online de 18/06, o presidente da Câmara, Sandro Lelis (MDB) leu, no Expediente do Dia, o requerimento à Mesa Diretora, assinado por dez vereadores, sobre estudo para flexibilizar o isolamento social e cessar os efeitos da Resolução nº 2.753, de 2 de abril de 2020 que instituiu, no âmbito da Câmara Municipal de Duque de Caxias, o Sistema de Deliberação Remota, a fim de retornar, no dia 23/06, com as atividades presenciais .
Isto se dará com presença apenas de público interno e/ou restrito visando não gerar aglomerações, sem prescindir da adoção dos cuidados de higiene e sanitização recomendados pelos órgãos oficiais, como: aferição de temperatura dos vereadores; disponibilização de álcool gel nas portas de acesso ao Plenário; obrigatoriedade do uso de máscaras entre os presentes e a reorganização do mobiliário a fim de dispor as cadeiras conforme o distanciamento de 1,5m a 2m, sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Expediente do Dia ainda constavam dois Projetos de Lei, de iniciativa do vereador Eduardo Moreira (PT). O de nº.142/2020 institui, no Calendário Oficial do Município de Duque de Caxias, o “Dia Municipal dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia”; e o PL nº.143/2020 institui, no Calendário Oficial do Município de Duque de Caxias, o “Dia Municipal da Campanha Quebrando o Silêncio”, vinculada à Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O presidente Sandro Lelis também leu as indicações dos vereadores ao Executivo. Alex Rosa (SD) solicitou capina e varrição ao longo da Rua B (em frente ao Lote 4, Quadra B) e da Rua C (em frente ao nº. 8, Quadra F), no bairro Saracuruna, no 2º Distrito.
O vereador Clovinho Sempre Junto (PDT) sugeriu estudo para tornar obrigatória a visita periódica de profissionais da saúde a fim de realizar exames e consultas (clínicas, nutricionais, oftalmológicas, audiométricas, fonoaudiológicas) nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal, como parte do programa de melhoria na qualidade da educação, em Duque de Caxias.
E o vereador Catiti (PDT) indicou a necessidade de limpeza e manutenção das galerias de águas pluviais existentes ao longo da Rua Pinto Lira, no bairro Engenho do Porto, no 1º Distrito.