Na quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou sessão plenária presidida pelo vereador Cláudio Tomaz (DEM). A Leitura do Expediente do Dia foi feita pelo secretário Valdeci (PATRIOTA).
Na pauta, dois Projetos de Lei: o primeiro de nº 198/2020, de iniciativa da vereadora Delza de Oliveira (PATRIOTA), denominando Avenida Osório de Oliveira Filho, a atual Avenida Winston Churchill, no 1º Distrito. O segundo PL de nº 199/2020, de autoria do vereador Junior Reis (MDB), dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, nos estabelecimentos que menciona.
Em seguida, o secretário Valdeci fez a leitura das indicações dos vereadores ao Executivo. Juliana do Táxi (PSD) solicitou a instalação do Museu Histórico do município, em terreno onde funcionava a antiga 59, Delegacia de Polícia, no bairro 25 de Agosto, 1º Distrito. O objetivo é criar um espaço para pesquisa, preservação e divulgação da memória, tradições e costumes locais.
Em outra indicação, Juliana do Táxi solicitou encaminhamento de ofício ao gerente regional da Baixada Fluminense para que seja enviada equipe técnica à Rua Florianópolis, em frente ao nº 143, no Parque Beira Mar, a fim de reparar tubulação danificada e avaliar a rede de abastecimento de água potável que atende à população local.
O vereador Marcos Tavares (AVANTE) apontou a necessidade de a Prefeitura divulgar em seus canais digitais, secretarias e demais órgãos, um plano de preservação de danos decorrentes das fortes chuvas típicas de verão. A ideia é oferecer infraestrutura ao escoamento das águas pluviais, prevenir desabamentos e orientar a população quanto às medidas a serem tomadas.
A vereadora Leide Amiga de Caxias (PRB) solicitou um estudo para implementar um sistema de monitoramento, com câmeras de segurança, nas imediações das Unidades de Saúde, do município. E o vereador Valdeci apresentou demandas para pavimentação asfáltica e drenagem nas ruas 1,2,3,5 e 6, no bairro Jonas Godin, 2º Distrito.
Já os vereadores Junior Uios (DEM) e Serginho (MDB) apresentaram, respectivamente, requerimentos consignando Moção de Aplausos ao empresário Leonardo Corrêa Trindade e de Congratulações ao pastor executivo da Ordem dos Pastores Batista do Brasil, seção caxiense Elizeu Gomes da Rocha.