Skip to content

Câmara apresenta proposta para retornar com as Sessões Remotas

Em 23, março, 2021
Câmara apresenta proposta para retornar com as Sessões Remotas

Projetos de Lei, de resoluções, requerimentos e indicações também estiveram em pauta

O Expediente do Dia da sessão plenária presidida pelo vereador Celso do Alba (MDB) desta terça-feira (23), continha entre outros projetos de resoluções, o de nº 07/2021, da Mesa Diretora que, por causa do aumento de casos da Covid-19 no município, revoga a resolução nº 2.754/2020 e restaura a vigência da resolução 2.753/2020, que institui o sistema de deliberação remota para a CMDC, como forma de prevenção e combate à doença. Outros vinte e quatro membros do Legislativo marcaram presença na reunião.

Quatro mensagens do prefeito Washington Reis (MDB) foram anunciadas. A primeira foi a de nº 10/2021, referente ao Projeto de Lei nº 06/2021, que visa ampliar a atuação e competências do setor de Licitações, da Secretaria Municipal de Governo. A segunda foi a de nº 13/2021, encaminhando o Projeto de Lei Complementar 02/2021, que altera a LC nº 01/2006, do Plano Diretor e Urbanístico do Município. A mensagem de nº 14/2021 é referente ao PL nº 09/2021. Ela concede anistia e remissão de juros e multas incidentes sobre os tipos de créditos. A última foi a mensagens de nº 15/2021, que visa disciplinar a utilização de verbas de Suprimentos e Fundos realizado por adiantamento para a administração direta e indireta do município, bem como a despesa de representação.

A vereadora Drª Fernanda Costa (MDB), é a autora da indicação que pede para a Light o envio de equipes técnicas a fim de realizar manutenções na Rua da Assembleia, situada no bairro Parque Beira Mar (1º distrito), com o obejtivo de evitar interrupções no fornecimento de energia. Quinzé do partido PL, indicou uma solicitação para a instalação de um corrimão na escadaria da Rua Múcio Teixeira, no Jardim Olavo Bilac, também no 1º distrito. Já Marquinho da Pipa (MDB), solicitou asfaltamento e saneamento básico em toda a extensão das Ruas Júlio de Castilho, Oliveira Salazar e Apiacá, em Jardim Rotsen, no 3º distrito do município.

Os vereadores Clovinho ‘Sempre Junto’ (Patriota) e Marquinho Dentista (DEM), apresentaram requerimentos de consignação de moção de aplausos para o pastor da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Palavra da Verdade, Edson Cosme dos Santos e para o advogado Ademir Antônio Claudino da Silva Júnior, respectivamente.

Entre os representantes do 2º distrito na Câmara, estão os vereadores Carlinhos da Barreira (MDB), Valdecy Nunes (Patriota) e o presidente da Casa, Celso do Alba. A indicação para a realização de recapeamento asfáltico, desobstrução e reparo de galerias e bueiros, iluminação pública, capina e varrição na Rua Projetada A do Jardim das Margaridas, em Jardim Primavera, é de Carlinhos. Valdecy pediu saneamento básico e asfaltamento para a Rua Alfonsus Guimarães no loteamento Vila Urussaí, em Saracuruna. O programa “Caxias Cidade Luz” é a indicação de Celso para o Morro do Céu.

Ressaltando o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado no último domingo (21), o vereador Sandro do Sindicato (SD) revelou histórias de preconceito racial, existentes em empresas do município e questionou: “Até quando vamos permitir preconceito e discriminação no mercado de trabalho? Onde estão os direitos garantido e fundamentais para os nossos trabalhadores?”. Ele também disse que luta para que a classe trabalhadora negra, que é tão desamparada, consiga garantir seus direitos. “É notório que há uma discriminação (principalmente salarial) muito grande no mercado de trabalho. Por isso, esses trabalhadores me procuram para ajudá-los. Não estou aqui para me vitimar, mas sim para fomentar o fim da discriminação racial que há dentro das empresas ou em qualquer outro ambiente”, continuou o sindicalista.

Vitinho Grandão (SD), que juntamente com Celso do Alba, visitou a unidade da Cedae em Duque de Caxias, disse que o motivo da visita foi a população dos bairros São Bento, Parque Fluminense, Pantanal e Vila Rosário, que sofrem há anos com a falta d’água. “Essa visita foi muito produtiva, pois nós conseguimos fazer com que a Cedae faça em breve uma instalação de água no Morro do Céu (São Bento), na Três Américas e assim, se Deus quiser, o morador terá água na torneira”, disse o mais jovem vereador da Casa. “Ontem foi um dia especial para nós que defendemos cada região do município. Anseio água tanto para o Morro do Céu, quanto para o Morro do cacareco e também para as outras localidades da cidade que ainda não possuem a água da Cedae”, completou Celso do Alba.

Zezinho do Mineirão (PSL) disse que a Câmara também é a casa do povo. Ele, ao contrário de Vitinho, fez duras críticas à companhia de água e esgoto e também pediu a realização de uma audiência pública para cobrar atitude da empresa um melhor fornecimento de água para o bairro Vila São Luiz, por exemplo. “Moradores da Av. Brasil e das Ruas Santana, São Joaquim e São Francisco, na Vila São Luiz, estão sem receber água há 25 anos. Como sou o vereador da área, a população me cobra uma atitude, pois somos nós que temos a obrigação de dar satisfações para o povo, porque possuímos mais acesso para cobrar e lutar pelos direitos deles. Peço que o Governo Municipal ajude a resolver o dilema dessa localidade”, disse Zezinho, que além de defender a Vila São Luiz, é conhecido por lutar pela a cidadania das regiões mais vulneráveis do município.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.