Atividades da Câmara seguiram a todo vapor na última quinta
Vereadores se reuniram virtualmente para apresentar propostas para o município
Enquanto muitos trabalhadores da cidade aproveitaram mais um dia de pausa, para curtir o feriado prolongado com um descansando merecido, a Câmara Municipal de Duque de Caxias estava em plena atividade. Em sessão on-line, presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada por Claudio Thomaz (DEM), na última quinta-feira (22), o parlamento municipal apresentou projetos de decreto Legislativo e de resolução, além de uma série de indicações idealizadas pelos vereadores da Casa.
O vereador Junior Uios (DEM) solicitou, através de um projeto de decreto Legislativo e de um projeto de resolução, que a medalha “Drº Moacyr Rodrigues do Carmo” e o título “Cidadania Duquecaxiense” sejam concedidos para o secretário Municipal de Saúde, Drº Antônio Manoel de Oliveira Neto. Referente as denúncias feitas por Júnior Reis (MDB) na sessão do dia 08 de abril, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Júnior Uios, disse que a junta está em processo de coleta e apuração dos fatos pela busca da verdade.
Com relação ao transporte público, uma das principais bandeiras levantadas em seu mandato, Uios alegou que já protocolou um PL com o objetivo de criar um aplicativo gratuito compatível com os sistemas ‘Android’ e ‘IOS’, para que os usuários dos transportes públicos consigam acompanhar, em tempo real, a movimentação, os itinerários e a média de tempo de espera dos ônibus que circulam dentro do município. “Esse app oferecerá praticidade, comodidade e otimização de tempo. A população não precisará mais ficar esperando os ônibus durante horas e nem se expondo ao perigo, podendo ir para o ponto de ônibus em um horário bem próximo ao que a ferramenta informar que o veículo estiver próximo”, explicou Júnior. Em seguida, ele sugeriu que o app seja desenvolvido pela Fundec, uma vez que a escola técnica de Duque de Caxias tem tecnologia e profissionais capacitados. Além da Fundec, de acordo com Uios, a criação do aplicativo pode ter também o apoio da Secretaria Municipal de Transportes, no sentido de fazer a manutenção e gerenciar a ferramenta.
Apoiando a ideia do seu xará, o vereador Júnior Reis (MDB) demonstrou interesse em ser coautor do projeto de Uios. Segundo o emedebista, essa ideia do app não será difícil de ser colocada em prática. “Devemos criar uma lei com a finalidade de obrigar as empresas de ônibus a fornecer as informações para serem usadas no aplicativo”, falou Reis. O vereador Alex Freitas foi outro parlamentar a concordar com a ideia de Júnior Uios e disse que a Secretaria de Transportes já deveria ter todas as frotas monitoradas, para controle e fiscalização desse sistema que não funciona e é um dos campeões de reclamação no município. “Não podemos deixar as próprias empresas terem o controle de rastreamento, sendo que a obrigação de saber se os serviços estão sendo prestados corretamente é nossa”, comentou o líder do Partido Solidariedade na Câmara, complementando que apresentará um PL para garantir o passe gratuito para os professores da Rede Municipal de ensino.
Visando a reativação da linha férrea, que atravessa o bairro Campos Elíseos, o vereador Sandro do Sindicato (SD) fez uma indicação parlamentar solicitando a intervenção da Prefeitura, juntamente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de ampliar as opções de transporte para os moradores do 2º distrito e adjacências. O vereador sindicalista disse que preparou um PL que obriga as empresas a flexibilizar as contratações, empregando 70% da mão de obra com pessoas que residam na cidade, além disso, também pediu o apoio do parlamento. “Centenas de pessoas batem em nossos gabinetes pedindo uma oportunidade de emprego. Espero que com a aprovação desse PL, que será apresentado em breve, possa minimizar essa demanda”, falou Sandro.
Já a indicação do emedebista, também representante do 3º distrito do município, vereador Marquinho da Pipa, tem o objetivo de implantar uma creche que funcione em tempo integral nos bairros: Barro Branco e Parada Morabi. Além da creche, Marquinho almeja que a Prefeitura substitua as lâmpadas queimadas para revitalizar a iluminação da ciclovia da Rua Narcisa Amália, em Jardim Anhangá.
Preocupado com a segurança dos cidadãos que circulam na Avenida Pelotas, no bairro Vila Sarapuí, o vereador Moisés Neguinho (PMB) pediu, em caráter de urgência, que seja instalado um sinal luminoso e que haja a pintura da faixa de pedestres nessa localidade do 1º distrito. “Estou atendendo um pedido da diretora e das mães dos alunos da E. M. Ana Nery, pois há uma grande necessidade de uma faixa de pedestres naquela avenida, que fica tão próxima a escola. Inclusive, já foi encaminhado um ofício para a instalação de um semáforo no local, que não tem nenhuma sinalização adequada, a fim de trazer mais segurança para os moradores e estudantes que voltarem às aulas. Dessa forma, quero reafirmar meu compromisso com os moradores da área”, falou o presidente da Comissão Permanente de Segurança, vereador Moisés Neguinho.
A vereadora recém-chegada na Câmara, Rosinha Lima (MDB), já está mostrando a que veio. Ela solicitou que a Prefeitura realize ações de limpeza na Praça Paulo Biar, situada no bairro Vila Operária (1º distrito), com instalação de caçambas para recolhimento de lixo.
Se depender do vereador Carlinhos Gratidão (MDB), as ruas: Visconde de Barbacena, Padre Marinho e da Capela, em Saracuruna (2º distrito), ganharão serviços de recapeamento asfáltico, iluminação pública, limpeza com capina e varrição, além da desobstrução das galerias e bueiros.
Leide (Republicanos), presidente da Comissão Permanente de Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, indicou que a Prefeitura faça uma análise para verificar a possibilidade de implementar a “Fundec – Polo Mulher”, no Centro do município, a fim de ampliar a oferta de cursos de qualificação profissional para o público feminino de Duque de Caxias. A republicana deseja, ainda, que seja criada no município a “Casa de Parto”, com a realização de procedimentos baseados na filosofia do parto humanizado.
Indignado com o fechamento da agência dos Correios em Saracuruna, que foi por anos a principal unidade do 2º distrito, Alex Freitas cobrou um posicionamento da empresa de telégrafos, referente aos péssimos serviços prestados em bairros de toda a cidade, o fechamento de agências e a inclusão de determinadas localidades como área de risco, sendo que, segundo ele, são seguras, obrigando os moradores a buscar suas correspondências nos centros de abastecimentos ou em unidades mais distantes. “Vou solicitar um requerimento a empresa Correios regional, referente aos serviços prestados no nosso município. Precisamos saber quais locais constam em seu mapa, se eles estão como áreas de risco e, também, queremos esclarecimentos sobre os serviços de péssima qualidade, que são inadequados e continuam sendo prestados. Já que a população está tendo que ir buscar suas postagens em agências distantes, devido ao fechamento de algumas unidades. Os moradores estão reclamando muito por causa disso”, relatou Freitas.