Vereadores aprovam Projetos de Lei para saúde e meio ambiente

Em 23, setembro, 2021
Vereadores aprovam Projetos de Lei para saúde e meio ambiente

Nas manifestações, os vereadores Alex Freitas (SD) e os Republicanos, Paulo Afonso e Anderson Lopes explicaram suas propostas

Três Projetos de Lei, de iniciativa dos vereadores, e uma mensagem do Executivo, foram aprovados, à unanimidade, na sessão plenária de 23/09. A pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o primeiro secretário, Claudio Thomaz (DEM) fez a leitura da Ordem do Dia. Em seguida, as propostas foram colocadas em primeira discussão e votação.

A Mensagem nº 11/2021 do Executivo, que encaminhou o PL nº 07/2021, desafetando e autorizando o chefe do Poder Executivo a alienar bem imóvel foi a primeira a ser votada.

Visando à transparência no Poder Público, o vereador Paulo Afonso (Republicanos) justificou o PL nº 057/2021, de sua autoria, que trata da obrigatoriedade de divulgação de informações sobre a vacinação contra a Covid 19, em Duque de Caxias. “Esse portal é para dar total divulgação a essas informações, como: número de contaminados, de pessoas que foram tratadas e curadas e de pessoas vacinadas com a primeira e segunda doses. Isso vai mostrar o excelente trabalho que está sendo feito pela Prefeitura e também por esta Casa”, disse ele.

Uma cidade mais limpa. Com este objetivo, o vereador Alex Freitas (SD) apresentou o PL nº 058/2021 que institui a Semana Cidade Mais Limpa no calendário oficial do município. “Durante esta semana, serão discutidos diversos temas: do aterro sanitário à destinação do lixo. Isto é muito importante para a questão ambiental do município”, destacou o vereador.

O vereador Anderson Lopes (Republicanos) defendeu sua proposta de nº 061/2021, que cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção ao Acesso a Serviços de Saúde Mental. “A Organização Mundial da Saúde considera a depressão como uma das doenças mais sofridas no mundo, sendo um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, entre outras. Segundo o estudo, 804 mil pessoas, no mundo, cometem suicídio”, disse ele, apontando que o Brasil ocupa a 8ª posição em números de suicídios.

Ao comentar o PL, o vereador Nivan Almeida (PT) anunciou que irá apresentar à Câmara uma proposta para a criação do programa “Cuidando de quem cuida”, com o objetivo de prestar atendimento também aos profissionais da saúde. “Já estou com este Projeto montado há algum tempo, mas esperei pelo dia de hoje para falar que, não só a sociedade em si, mas também os profissionais precisam de ser cuidados”, explicou ele.

A pedido da vereadora Rosinha Lima (MDB), as matérias foram colocadas em segunda discussão e votação. Agora, elas seguem para a sanção do Executivo.

Manifestações

Na tribuna, o vereador Marquinho Oi (DEM) ressaltou a importância da parceria da Câmara com a Prefeitura. “Quando o político se une, quem ganha é a população”, disse ele, referindo-se às diversas obras em andamento no município, mesmo em um período conturbado de pandemia. Citou a construção da praça no bairro Periquito, o Hospital Infantil de Parada Angélica e a infraestrutura de ruas, mostrando confiante quanto à pavimentação do Morro do Coqueirinho.

O vereador Paulo Afonso comentou a fala de Marquinho Oi. “Temos ruas e bairros, lá no Terceiro Distrito, como Vale do Sol, que esperam essas obras e, agora, está chegando o asfalto. Quando o prefeito disse que vai asfaltar todas as ruas, confesso que fiquei temeroso, mas o que temos visto, além do grande trabalho na saúde, é um banho de obras nas praças e nas ruas”.

Nivan Almeida destacou que é necessário dar governabilidade ao Executivo para que os trabalhos possam ser feitos. “Estaremos inaugurando a praça de Parada Angélica. Além do hospital, de saneamento, de iluminação de todas as ruas do bairro, nosso cantinho está sendo bem cuidado. Quero agradecer a atenção do prefeito Washington Reis por estar atendendo nossas reivindicações e atendendo o apoio político desta Casa”.

Alex Freitas fez um convite para a reunião com técnicos para discutirem a construção de um viaduto ligando o Jardim Gramacho à Ilha do Governador a fim de desafogar o trânsito e garantir a mobilidade urbana no município. A reunião está marcada para o dia 20/10, às 15h, na Câmara de Duque de Caxias.

O vereador também comentou seus dois Projetos de Resolução com outorgas de Títulos de Cidadania Duquecaxiense para o ex-vereador, Almir Martins da Silva, e para o Secretário da Defesa Animal, do município do Rio de Janeiro e presidente regional do Avante, Vinícius Cordeiro.

Expediente do Dia

No Expediente do Dia da sessão plenária de 23/09, o primeiro secretário Claudio Thomaz, fez a leitura de Projetos de Lei, de Decreto Legislativo, além de indicações dos vereadores para os setores de cultura, obras, meio ambiente.

Na pauta, constavam ainda requerimentos consignando Moções de Aplausos e Congratulações a pessoas que têm contribuído para o crescimento e desenvolvimento de Duque de Caxias.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo