Ainda foram encaminhadas indicações ao Executivo solicitando melhorias na infraestrutura, meio ambiente e obras
Na sessão plenária de 26/10, o secretário Nivan Almeida (PT), a pedido do presidente Claudio Thomaz (DEM), fez a leitura de quatro Projetos de Lei, cujos pareceres estavam em primeira discussão e votação. Aprovados à unanimidade, a vereadora Drª Fernanda Costa solicitou que os mesmos fossem colocados em segundo turno. Novamente com a aprovação unânime, as propostas agora serão encaminhadas para a sanção do Executivo.
O PL nº 060/2021, da vereadora Delza de Oliveira (Patriota), institui o Dia Municipal da Luta contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia no calendário oficial; o PL nº 074/2021, do vereador Claudio Thomaz, institui o Programa Educação para o Trânsito a ser implementado nas unidades da Rede Municipal de Educação; o PL nº 0575/2021, do vereador Junior Reis (MDB), denomina Praça Deputado Ulysses Silveira Guimarães, “Praça Ulysses Guimarães”, em construção na confluência das ruas Ailton da Costa, Professor José de Souza Herdy e Major Frasão, no Jardim 25 de Agosto/ 1º Distrito; e o PL nº 076/2021, do vereador Anderson Lopes (Republicanos), institui no calendário oficial o Dia Municipal de Combate ao Suicídio e a Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio.
Dois Projetos de Decretos Legislativos, de autoria do vereador Aquiciley Filho (Republicanos) concedendo medalha e título também foram aprovados à unanimidade.
Expediente do Dia
No Expediente do Dia, constavam três Projetos de Lei de iniciativa dos vereadores. O PL nº 077/2021, de Alex Freitas (SD), passando a denominar Avenida Vereador Alexsandro Silva Faria/ Sandro do Sindicato, a atual Avenida 5 de julho, no bairro Pilar/ 2º Distrito e o PL nº 078/2021, do vereador Junior Reis, instituindo o Dia do Produtor Rural no calendário oficial do município.
Já o PL nº 080/2021, do vereador Valdecy Nunes (Patriota), dispões sobre a obrigatoriedade de as concessionárias de automóveis localizadas, em Duque de Caxias, plantarem árvores como parte das ações de políticas públicas visando à mitigação do efeito estufa e à preservação do meio ambiente.
Também foram lidos um Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Valdecy, concedendo título, além de requerimentos consignando Moções de Aplausos e de Congratulações e indicações solicitando melhorias, como substituição para lâmpadas de led, limpeza e pavimentação de ruas, desobstrução de bueiros, poda de árvores, entre outras.
Manifestação
O único vereador a se manifestar na sessão plenária de 26/10, foi Marquinho Oi (DEM). Ele parabenizou um cidadão por lhe cobrar o papel de fiscalizador do município. Ressaltou que a população precisa a parte dela e acompanhar os trabalhos do Legislativo, pois só assim, estará contribuindo com o Município, o Estado e o País. Também agradeceu o empenho do deputado estadual, Rosenverg Reis, pelo constante envio de recursos para Duque de Caxias.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo