Câmara convida para Audiência Pública – Tema: obras na Avenida Presidente Kennedy

Em 05, maio, 2011

Os motoristas e pedestres que transitam pela Avenida Leonel de Moura Brizola, antiga Presidente Kennedy (RJ-101), uma das principais vias que cortam o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, têm um encontro marcado na Câmara de Vereadores do município, na próxima terça-feira (10 de maio), às 9 horas. O Poder Legislativo, através de seu presidente, o vereador Dalmar Lírio de Almeida, o Mazinho, convocou uma Audiência Pública para cobrar soluções das autoridades quanto ao abandono da Avenida que corta 12 bairros do município.

O objetivo da duplicação, 15 quilômetros de extensão, era acabar com os engarrafamentos e buracos na rodovia, mas a demora na conclusão da obra, iniciada em 2008, vem causando inúmeros transtornos. Na ocasião, a população poderá reclamar, questionar e cobrar das autoridades soluções mais enérgicas, no que diz respeito à conclusão da obra e à manutenção da Avenida. “Eu vivo a transformação de Duque de Caxias e como morador e vereador desta cidade não podia deixar esse assunto de lado. Essa Audiência não é uma cobrança minha ou dos vereadores, mas da população nas ruas”, destacou Mazinho.

O alargamento da rodovia também tem provocado acidentes e morte na Avenida. A moradora Maria Eliete, 58 anos, está indignada. “Isso aqui está uma vergonha! Nunca nos sentimos tão entregues ao abandono. O alargamento acabou com as calçadas e canteiros, o que nos obriga a arriscar nossas vidas entre os carros. Nunca vimos tanto atropelamento como agora. O prefeito diz que a obra é da competência do governo do Estado, mas e as transversais que cruzam a Avenida, como a Av. Darcy Vargas?”, reclamou a moradora.

Conhecida como Avenida Presidente Kennedy, a RJ-101 é uma rodovia estadual, que liga o Centro de Duque de Caxias ao bairro Lote XV em Belford Roxo, onde se encontra com a RJ-105, atravessando diversos bairros. Apesar da responsabilidade pela manutenção ser do estado, é a empresa Oriente Construtora Ltda, que está conduzindo a obra de duplicação da rodovia.