Vereadores reiteram solicitação para a revisão salarial dos conselheiros tutelares

Em 31, maio, 2022

Mesmo com investimentos estruturais nos conselhos, a categoria está há mais de dez anos sem reajuste

A valorização dos conselheiros tutelares de Duque de Caxias foi um dos assuntos abordados na tribuna da sessão plenária de 31/05. O vereador Alex Freitas (SD) fez um apelo ao prefeito Wilson Miguel para que os salários dos profissionais sejam reajustados.

Alex Freitas apontou que o órgão é referência no Estado pelas atividades que desempenha em prol das crianças e adolescentes. “Sabemos o quanto o Conselho Tutelar em Duque de Caxias vem fazendo seu trabalho em todo o município”, disse ele apontando que os profissionais precisam estar em alerta 24h por dia.

O município de Duque de Caxias conta com 30 conselheiros tutelares. De acordo com o vereador Alex Freitas, eles reivindicam uma gratificação de 70% aos seus salários. “Esses 70% custa à Prefeitura R$52 mil ao mês. Uma Prefeitura que realiza vários tipos de ações em diversas secretarias, pode gastar R$52 mil a mais para dar aumento a estes 30 conselheiros tutelares”, explicou ele, lembrando o empenho da ex-vereadora Andréa Conselheira (SD) com a categoria.

O ex-secretário de Assistência Social, vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD) destacou as ações da pasta com o Conselho Tutelar e a cobrança por melhorias salarias. “Enquanto fui secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, também enviei ao ex-prefeito Washington Reis, um ofício solicitando essa gratificação aos conselheiros tutelares”, disse ele.

O vereador chamou a atenção para o fato de que muitos municípios menores remuneram melhor os seus conselheiros e que quando esteve à frente da pasta, promoveu investimentos no órgão como reforma das salas, veículos novos e o Conselho Tutelar Itinerante.

Para o vereador Alex Freitas, a população precisa se desenvolver com o seu município. “Os funcionários de Duque de Caxias estão há dez anos sem aumento e sem equiparar à inflação. A cada ano, eles vão perdendo o poder de compra”.

Obras

O atendimento às demandas dos vereadores foi questionado por Aquiciley Filho (Republicanos) na tribuna da sessão plenária de 31/05. Ele disse que, há algum tempo, tem solicitado à Secretaria Municipal de Obras a realização de serviços de melhorias nos bairros, mas que, muitos ainda não saíram do papel.

“Temos duas ruas na região da Figueira, rua José Ângelo e Rua Eloi Macedo que, há dois anos, necessita de operação tapa-buracos e não é feita”, reclamou o vereador. “Estamos aqui, nesta Casa, para dar governabilidade ao chefe do Executivo para, justamente, cada vez mais, para a cidade de Duque de Caxias fluir melhor”, completou Aquiciley.

Assistência Social

O vereador Anderson Lopes (Republicanos) comentou sobre o evento “Driblando a fome”, da Igreja Universal, ocorrido no sábado (28), no Estádio de São Januário. A proposta foi de arrecadar alimentos para as famílias carentes do Rio de Janeiro.

“O campeão foi a fartura porque conseguimos mais de 100 toneladas de alimentos que vão ajudar milhares de pessoas que estão passando por necessidades”, ressaltou ele, comentando os dados do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) que indicam que há mais de 2,5 milhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza no Estado do Rio.

Outro ponto de sua fala foi referente às obras que estão acontecendo por toda Duque de Caxias, como as do Hotel Escola, em Xerém, e a reforma do Hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.

O vereador Anderson Lopes ainda parabenizou o presidente da Casa, Celso do Alba (MDB), pelo recebimento da Medalha Pastor Júlio Henrique Gomes, entregue a ele, em sessão solene, realizada no dia 30/05, no plenário da Câmara.

O presidente da Câmara, Celso do Alba (MDB), novamente ressaltou a indicação do nome de Anderson: “Sabemos de sua luta pelo evangelho. Parabéns!”.

Ordem do Dia

O 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Claudio Thomaz (União Brasil) fez a leitura da Ordem do Dia constando de cinco mensagens do Executivo vetando totalmente Projetos de Lei do Legislativo. Os vetos totais foram aprovados à unanimidade.