Poder Legislativo prestigia mulheres

Em 02, maio, 2011

A Casa Legislativa realizou, na última sexta-feira (29), uma solenidade para prestigiar com Moções de Aplausos grandes nomes do universo feminino que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento da cidade. Na ocasião foi lançada na Casa, a MRM – Mulheres Respeitam Mulheres, uma fundação que visa, através de uma ação conjunta com outros órgãos, e de todo um processo de conscientização, ensinar as mulheres a se amarem, se respeitarem e se ajudarem mutuamente. A fundação tem à frente a advogada e vice-presidente da OAB-Caxias, Marta Dantas.

A deputada estadual Inês Pandeló (PT), co-autora da Lei Maria da Penha e uma mulher atuante em defesa da mulher, prestigiou a solenidade e foi surpreendida com uma Moção. “É uma alegria muito grande pra mim ser uma das homenageadas porque cada vez que a gente é homenageada, a gente ganha mais força para continuar o trabalho”, agradeceu a deputada.

Márcia Noeli, delegada da Divisão ressaltou que as mulheres precisam continuar lutando para que seus direitos sejam reconhecidos por lei. “Hoje já vemos muitas mulheres no poder, no entanto são poucas as mulheres que conquistaram o maior poder. Ainda somos apenas 7% no parlamento, ainda somos apenas 9% nas posições de comando em empresas privadas. Nós conquistamos trabalhando o nosso direito de estar aqui”, comentou.

De acordo com Marta Dantas, apesar dos avanços obtidos pelas mulheres nos últimos anos, a sociedade ainda enfrenta temas recorrentes,como a violência contra a mulher e os gargalos para a plena aplicação da Lei Maria da Penha. “A proposta é que a sessão de homenagem e lançamento da fundação Mulheres Respeitam Mulheres sirva para organizar, mobilizar e conscientizar as mulheres sobre os seus direitos em casa, no trabalho, enfim na vida em sociedade. Que a mulher possa ser respeitada e valorizada como merece. A partir de hoje, começa uma nova era!”. Ressaltou Marta.

O presidente da Casa Legislativa teve que se ausentar por alguns instantes, devido a um compromisso, mas ao retornar elogiou a trajetória das mulheres. “É uma honra fazer parte de uma mesa cheia de mulheres. É uma honra recebe-las aqui. Minha vida toda sempre tive a minha volta grandes mulheres: minha avó, mãe, três irmãs, esposa e minha única filha. Procuro me cercar de mulheres, a diretora desta Casa é uma mulher e das 12 diretorias, 9 são ocupadas por elas. Acredito acho a mulher mais dedicada, honesta, observadora e muito mais sincera. Eu tenho a honra de ser presidente da Legislatura que mais tem mulheres. Minha avó Nair Lírio, 96 anos, até hoje ainda dá aulas de corte e costura. Tudo que faço é por elas, as mulheres que tomam conta da minha vida.

Isabela Gonçalves e Rafaelle Palma, da Cia. Teatral As Desconhecidas, encenaram uma peça sobre o revanchismo feminino, arrancando boas risadas da platéia.

Mulheres homenageadas:

Claudia de Paula (produtora de Eventos)
Inês Pandeló (deputada estadual PT)
Arlete Luckmann (coordenadora do Pronasci-Duque de Caxias e Mulheres da Paz)
Dina Guerra (advogada)
Graça Pereira (deputada estadual e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher)
Márcia Noeli (diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher)
Roberta Barreto (presidente da Fundec – Fundação Para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais)
Soraia Vaz de Sant´ana (delegada da Deam – Delegacia de Atendimento à Mulher)
Neuza Veneu (diretora-presidente do Jornal O Municipal)
Sandra Coelho (diretora do Jornal Independente)
Martha Rocha (delegada e chefe de Polícia Civil)