Legislativo de Duque de Caxias de Olho no Executivo

Em 30, junho, 2011

O vereador Eduardo Moreira iniciou a sessão do dia 28/06 reclamando e solicitando mais atenção do responsável pela pasta de Meio Ambiente do Município, Samuel Maia, afirmando que há uma enorme poluição no Rio Calombé que passa entre a Chácara Rio-Petropolis, Pilar e outros bairros. E também, comentou sobre o não comparecimento da secretária de Educação, Roseli Duarte a esta Casa Legislativa, já que havia sido convidada duas vezes pelo menos, já que foi a mesma quem marcou a sua vinda de acordo com sua agenda pessoal e mesmo assim, não veio.

Já os vereadores Nivan Almeida, Maninho do Posto e, presidente e vereador Mazinho abordaram o mesmo assunto; a coleta de lixo existente na cidade. Levantando a hipótese de instaurar mais uma CPI, sendo que desta vez a ideia é de englobar os assuntos que divergem opiniões no município, tais como: discutir o endividamento da Prefeitura de Duque de Caxias, contratos na área da saúde, educação, lixo, merenda escolar e empresas terceirizadas prestadoras de serviços, tudo isso com o apoio do Ministério Público, Tribunal de Justiça e o povo.

Segundo o vereador Nivan Almeida, a cidade de Duque de Caxias possui a tonelada de lixo mais cara no Brasil, se houver comparação da coleta de lixo aos investimentos aplicados no asfaltamento, disse ele. Maninho do Posto preferiu ir mais além, falando sobre a entrada da empresa Locanty na coleta de lixo sem qualquer licitação, sem contatar a Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, “os valores estão se atropelando, agora é a carroça que puxa o burro?” indagou o vereador.

Ao usar a tribuna o vereador e presidente Dalmar Lírio Mazinho pediu a atenção de todos para falar da criação do seu Projeto de Lei, onde esta Casa autoriza ao prefeito criar a Companhia Municipal de Limpeza Urbana, assim como há no município do Rio de Janeiro; a Comlurb. “A criação do concurso público para gari, motoristas de caminhão, coletor e administração direta com caminhões próprios da prefeitura, daria um fim nas máfias do lixo, não permitindo que os próximos prefeitos contratem qualquer outra companhia”, afirmou Mazinho. O vereador Júniro Reis relatou um fato que presenciou – outro dia me deparei com uma cena inusitada, o caminhão da Locanty estava localizado num terreno abandonado catando entulho, para encher o caminhão, já que os mesmos ganham por quilo de lixo recolhido. “Ao se criar esta companhia municipal, vai dar fim as covardias na saída de cada governo, ao demitir tantos pais de famílias, ficando a mercê da sorte e do abandono”, acrescentou Junior Reis.

A líder de governo, Fatinha, rebateu o edil Eduardo Moreira sobre o não comparecimento da secretária de Educação, justificando que suas faltas foram devidas a compromissos.