De Merity a Duque de Caxias: Encontro com a História da Cidade

Em 07, junho, 2011

No último dia (07/06), o Salão de Exposições do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias lançou o livro: De Merity a Duque de Caxias: Encontro com a História da Cidade, do professor Antonio Augusto e da diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Tania Amaro. Em seguida a abertura da Mostra: “Núcleo do Migrante Nordestino da Vila Rosário”. O vereador e presidente da Casa, Dalmar Lírio Mazinho de Almeida Filho lembrou do tempo que chegou a Duque de Caxias, afirmando que só há transformações na sociedade, quando se investe na história e cultura.

O professor Rogério Torres deu uma pincelada sobre os vários livros lançados que falam sobre a cidade, a rotulando diversas vezes como: “A Cidade da Galinha que Ciscava pra Frente”, “Terra do Bang-bang”, “Cidade Dormitório”, entre outras, o primeiro na década 50, tais como “Cidade de Duque de Caxias” até os mais recentes como os “Duque de Caxias Nosso Espaço”, “Memória” e o recém saído do forno. “Por que não Duque de Caxias ser conhecida como “Cidade Livro”?”, questionou Torres.

O livro narra à vinda de migrantes nordestinos que se instalaram em Duque de Caxias no bairro da Vila Rosário onde possui a maior concentração, baseada na experiência de seus moradores por suas lutas diárias, construção de suas vidas e famílias. “Há 14 anos realizamos uma apresentação das tradições nordestinas com os personagens históricos e religiosos que engrandeceram o Nordeste, e aqui são lembrados. O Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita, José Francisco Nascimento (Dragão do Mar), Irmã Dulce e o trabalho escravo com crianças em lavouras, carvão e cana de açúcar fazem parte das nossas apresentações”, enumerou a moradora do bairro Maria do Socorro.

“O homem só se completa quando planta uma árvore, tem um filho e escreve um livro. E eu tenho este sonho, de escrever um livro e deixar minha marca na história desta cidade”, finalizou Mazinho.

A Mostra do Núcleo do Migrante Nordestino da Vila Rosário ficará aberta ao público até 27 de Junho, das 10h às 17h, no Salão de Exposições do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias (Rua Paulo Lins, 41 – Jardim 25 de Agosto – Duque de Caxias – RJ). E o livro pode ser adquirido na Associação dos Amigos do Instituto Histórico ou na Livraria Itatiaia (Unigranrio).