Terceiro lugar das Olimpíadas de Matemática recebe Título e Medalha

Em 28, agosto, 2011

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou no dia (23/08), uma Sessão Solene festiva de entrega do “Título de Cidadão Duquecaxiense” e Medalha “Duque de Caxias”. A solenidade foi realizada no plenário Vilson Campos de Macedo e foram homenageados com o título 19 novos cidadãos duquecaxienses, além de outras 9 pessoas com a “Medalha Duque de Caxias”. Mas todas as atenções ficaram voltadas para a adolescente de 15 anos, moradora do Pilar que conquistou o 3º lugar nas Olimpíadas de Brasileira de Matemática, que além de ter sido agraciada por dois vereadores de oposição e situação, Eduardo Moreira e Marcelo do Seu Dino, o deputado federal e secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, garantiu entregar um computador a jovem.

O vereador e presidente da Casa, Dalmar Lírio Mazinho, abriu a solenidade falando sobre a importância das duas homenagens. “O título de ‘Cidadão Duquecaxiense’ só é agraciado as pessoas não nascidas no município, mas que prestam serviços relevantes para a coletividade municipal. Já a medalha foi uma forma de homenagear os duquecaxienses que contribuem para o crescimento, engrandecendo cada vez mais a cidade. E hoje homens e mulheres comprometidos em fazer com que os munícipes sintam orgulho em dizer que moram na cidade serão agraciados”, destacou Mazinho.

Homenageado com a Medalha Duque de Caxias, o deputado estadual e presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, Roberto Dinamite falou de sua trajetória como atleta e morador de Duque de Caxias e, afirmou: “Hoje estou vivendo um momento especial, pois estou sendo agraciado na minha cidade, por reconhecimento em ter feito história como atleta no Vasco da Gama como o maior artilheiro e o jogador quem mais vezes vestiu a camisa do clube. Obrigada por esta homenagem, pois tudo que conquistei no mundo saiu daqui”, finalizou o deputado.

Mas a surpresa maior veio da união entre oposição e situação ao Governo do município, o vereador Eduardo Moreira e Marcelo do Seu Dino que mais uma vez se uniram e deram exemplo ao homenagear a adolescente de 15 anos, Vanessa Rodrigues, que conquistou o terceiro lugar nas Olimpíadas de Brasileira de Matemática. “Com fé, determinação e apoio dos pais podem chegar aonde eu cheguei ou ir mais longe”, afirmou à jovem.

Hoje a cidade de Duque de Caxias, com seus 853 mil habitantes tem motivo de sobra para sorrir, pois esta Casa Legislativa que também é palco de grandes decisões políticas complementares está em festa. “Para ser homenageado é imprescindível para os novos cidadãos duquecaxienses ter honra, caráter e dignidade”, disse Nivan ao falar em nome dos vereadores.

Mas foi o coronel do Bombeiro Militar Sérgio Simões, agraciado pelo vereador Grande, quem agradeceu a homenagem em nome de todos os agraciados. “A maior lembrança desta noite é a lição de vida gradativamente com o êxito compartilhado com esta menina, terceira colocada entre 19 milhões de estudantes não só para Duque de Caxias, mas para pais que somos”, declarou o coronel.

“O vereador é a ponta de atendimento, suporte para a sociedade, um realizador de sonhos, esta noite vai ficar na lembrança, pois vi um coronel do Corpo de Bombeiro ficar emocionado com uma campeã de olimpíadas. Parabéns a vocês que construíram uma noite não só de política, mas de realizações”, concluiu o deputado federal e secretário da Ciência e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso.