Vereadores vão propor mudança na denominação de UPH

Em 10, novembro, 2022
Vereadores vão propor mudança na denominação de UPH

O objetivo é homenagear o vereador Sandro do Sindicato, falecido em outubro do ano passado

Como forma de prestar homenagem ao vereador Sandro do Sindicato, falecido em 2021, e reconhecendo seus trabalhos na Câmara pela população de Duque de Caxias, em especial, do Pilar e da Cidade dos Meninos, o vereador Aquiciley Filho (Republicanos) levou à tribuna da sessão plenária de 10/11, sua sugestão para que a UPH do Pilar, inaugurada neste ano, tenha a sua denominação alterada.

“Uma coisa me deixou muito triste saber que a UPH do Pilar, recebeu o nome de José Moreira da Silva, irmão do ex-deputado Geraldo Moreira. No meu entendimento, deveria ser Vereador Sandro do Sindicato. Ele perdeu a sua vida no exercício do seu mandato”, ressaltou Aquiciley, chamando a atenção para o papel dos edis no município que deve ser tratado com respeito.

O vereador Anderson Lopes (Republicanos) corroborou com a fala de Aquiciley, assim como os vereadores Vitinho Grandão (SD), Alex da Juliana do Táxi (MDB), Clovinho Sempre Junto (Patriota), Leide (Republicanos), Marcus Vinícius Boquinha (SD) e Marquinho Oi (União Brasil).

“Estou à disposição. Vamos criar um projeto de lei e pedir alteração imediata do nome do posto”, disse Vitinho. “Acho muito justa esta homenagem, haja vista a grandeza do vereador Sandro do Sindicato quando esteve nesta Casa”, complementou o vereador Alex da Juliana do Táxi.

Clovinho repetiu os dizeres de Aquiciley quando colocou que “os vereadores são a ponta da lança da sociedade” e, assim como, os demais munícipes, precisam estar protegidos para que possam realizar os seus trabalhos com segurança. “Nada mais justo do que colocar o nome do vereador Sandro do Sindicato na UPH do Pilar. Pode fazer um projeto de lei, que nós vamos aprovar nesta Casa”.

Para a vereadora Leide, a Câmara precisa ser respeitada por todos, uma vez que ela toma as decisões em prol de toda a população do município. “Estou junto nesta luta. Temos a prerrogativa de aprovar as coisas aqui e as pessoas não podem achar que podem fazer qualquer coisa na cidade. Esta Câmara está atenta e fiscalizando as arbitrariedades que estão fazendo”.

Marcus Vinícius Boquinha falou da parceria com o Sandro do Sindicato. “Vereador Sandro do Sindicato era do meu partido Solidariedade, meu amigo, caminhou junto com a gente. Nós, vereadores, temos que ser respeitados de verdade, nesta Casa. Pode contar comigo para fazer este projeto de lei, com a minha assinatura e com toda a bancada do Solidariedade”.

Para o vereador Marquinho Oi, a atitude de Aquiciley significa “fazer justiça”. “Vereador Sandro do Sindicato, ficou pouco tempo, nesta Casa, mas sempre trabalhou em defesa da população. Infelizmente, houve uma fatalidade, mas o seu nome é o ideal para o posto”.

Águas do Rio

O número expressivo de reclamações, no município, sobre a empresa Águas do Rio voltou a ser abordado pelo vereador Vitinho Grandão na tribuna da Câmara, na sessão plenária de 10/11.

“Não basta não ter hidrômetro e não chegar a conta, mas o nome está no Serasa. Não basta dobrar a conta do morador, colocando taxa de água e taxa de esgoto. Nosso município nunca teve tratamento de esgoto”, disse o vereador, indignado.

Vitinho Grandão alertou que a população tem sido sacrificada com esta cobrança sem critérios pela empresa. Inclusive, citou que nomes estão sendo negativados e que, quando o cidadão vai até a Águas do Rio resolver a situação, para sua surpresa, não é encontrada a dívida. “Isso é roubo. Estão roubando a nossa população”, enfatizou ele, sugerindo a criação de uma Comissão Especial para verificar possíveis irregularidades da empresa Águas do Rio, em Duque de Caxias.

Além disso, Vitinho apresentou o requerimento nº 4428/2022, solicitando à Mesa Diretora, a realização de audiência pública, no dia 29/11, às 15h, no plenário da Câmara, para debater questões referentes à prestação de serviços da empresa, como: tratamento, abastecimento e distribuição de água potável.

Os vereadores Aquiciley Filho e Clovinho Sempre Junto comentaram a situação. “Quero também relatar o descaso com a empresa terceirizada LPH. Ela corta várias ruas para passar os dutos e não conserta, trazendo transtornos aos moradores”, disse Aquiciley, apontando para a deficiência de caminhões vacool na empresa Águas do Rio. O vereador Clovinho ratificou a necessidade de avaliar o que está acontecendo com a empresa no município: “vamos criar esta Comissão Especial para cobrarmos as melhorias para toda Duque de Caxias”.

O vereador Alex Freitas, líder do Solidariedade, parabenizou a atuação de Vitinho Grandão e disse que, juntos, irão cobrar providências da Águas do Rio, entre elas a troca da rede de esgoto das ruas do Pilar e Cidade dos Meninos.

“Não apenas a questão do fornecimento, mas também do tratamento de esgoto da nossa cidade, porque, no Pilar e na Cidade dos Meninos, são várias ruas que têm problemas de esgoto. Com o sistema assoreado, nós ficamos reféns, todos os dias, do caminhão vacool”.

Segurança

A segurança em Duque de Caxias também voltou a ser abordada na tribuna da sessão de 10/11, pelo vereador Alex Freitas. “Nós nunca tivemos tantos casos de assaltos na região do Pilar e Cidade dos Meninos. As pessoas estão sendo assaltadas no ponto de ônibus, quando chegam do trabalho. Elas não têm segurança nenhuma quando chegam em suas residências e precisam abrir os portões das garagens”.

Alex Freitas reforçou que são necessárias ações efetivas e urgentes da Polícia Militar para conter os casos de criminalidade no município e que, para isso, é importante cobrar das autoridades estaduais um posicionamento. “É lamentável a gente ver tantos investimentos em segurança pública e o povo, inseguro, com medo e enclausurado em suas casas”, enfatizou ele, solicitando à Mesa Diretora, uma reunião com o Conselho de Segurança para discutir os passos que devem ser dados para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Obras

O vereador Nivan Almeida (PT) reiterou algumas de suas indicações. Uma delas é o saneamento na rua Moacir Henrique, no Cristóvão Colombo. “É um logradouro de pouco mais de um ano que precisa da atenção do Poder Público. Já foi feito este pedido à Secretaria de Obras e, hoje, reitero aqui”.

A Estrada Mato Grosso, próxima ao Centro de Distribuição das Casas Bahia, também foi citada. “É uma obra já reivindicada e a gente espera que, realmente, a Secretaria de Obras possa dar início aos serviços”.

Nivan ainda parabenizou a equipe da Limpeza Urbana pelos serviços feitos em Parada Angélica, Taquara e Santa Lúcia e reforçou à Secretaria de Serviços Públicos a urgência na colocação de um semáforo, na entrada do Parque Cristóvão Colombo. Ele também chamou a atenção para as obras do hospital de Imbariê e da Escola Municipal Nilceia Cabral, na Vila Getúlio Vargas, que estão bem adiantadas.

Outro ponto de sua fala foram as eleições para diretor (a) da Escola Cristóvão Colombo. “A diretora foi reeleita. Quero parabenizar a Secretaria de Educação e os professores que, de forma consciente, dos seus trabalhos nas escolas, foram reconduzidos a uma nova gestão”, disse Nivan Almeida, exaltando a gestão democrática nas escolas.

Expediente do Dia

Também na sessão plenária de 10/11, o secretário Claudio Thomaz a pedido do presidente Celso do Alba (MDB) fez a leitura do Projeto de Lei nº 152/2022, de iniciativa da vereadora Delza de Oliveira (Patriota), instituindo o Dia Municipal de Conscientização de Apraxia de Fala de Infância no calendário oficial de Duque de Caxias.

O secretário ainda leu várias indicações dos vereadores com pedidos de serviços à Prefeitura e requerimentos concedendo moções a pessoas que têm contribuído com o município.

Skip to content