Implantação do sistema de monitoramento nas escolas gera requerimento à Educação

Em 11, maio, 2023

Vereadores também apresentaram demandas para a realização de serviços nos quatro distritos

Na sessão plenária, ocorrida em 11/05, o vereador Claudio Thomaz (União Brasil), apresentou requerimento à Mesa Diretora para que oficializasse à secretária municipal de Educação, Iracema Medeiros, o envio de documento com informações sobre em quais unidades de ensino da Rede Municipal de Educação houve a instalação de câmeras de segurança e qual a previsão de instalação dos equipamentos nas instituições em que ainda não foram contempladas com o serviço.

Claudio Thomaz é o autor da Lei nº 2.922/2018, que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas creches e escolas públicas de Duque de Caxias e, em sessões passadas, chegou a cobrar a efetividade da mesma no município.

Indicações

Diversas solicitações de serviços foram encaminhadas ao Executivo. O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) pediu a retirada de lixo e entulhos ao longo da rua Floriano de Godoi, no Parque Duque; e Marcus Vinícius Boquinha (SD), que seja feita a limpeza, incluindo capina, varrição e pintura de meio fio, na rua Rio Bonito, no bairro Gramacho. Ambas as indicações foram para o 1º Distrito.

O vereador Alex Freitas (SD) sugeriu ao Executivo um estudo a fim de conceder isenção da taxa de uso de área pública aos feirantes que comercializam hortifrutigranjeiros, no município. Já Michel Vila Nova (PSDB) apontou para a necessidade da criação de uma campanha municipal em prol dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A demanda do vereador Claudio Thomaz foi para que, em caráter de urgência, sejam instalados redutores de velocidade na avenida República do Paraguai, na altura do Ciep Municipalizado 097 Carlos Chagas, bairro Sarapuí, no 1º Distrito. Marquinho da Pipa (MDB) também requereu o serviço para várias ruas do bairro Jardim Anhangá. 3º Distrito.

Drº Maurício (Avante) solicitou a intervenção do Executivo junto ao governo estadual com o objetivo de municipalizar o Ciep 032 Cora Coralina, na Cidade dos Meninos, 2º Distrito. E, por fim, o vereador Nivan Almeida, pediu a implementação do programa Caxias Cidade Luz, bem como duplicar os pontos de iluminação no trecho entre a entrada do bairro Parada Angélica e o Parque Santo Antônio, no 3º Distrito.

Projetos

A pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o vereador Nivan Almeida, que estava secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura do Projeto de Lei nº 181/2023, do líder de governo, vereador Valdecy Nunes (Patriota), instituindo o Estatuto da Mulher Parlamentar e ocupante de cargo público, no âmbito do município, que dispõe sobre mecanismo de prevenção, conscientização e responsabilização à violência política contra mulheres.

Também foram lidos Projetos de Decretos Legislativos, de Resolução e requerimentos concedendo títulos, medalhas e moções.