Saúde, Segurança Pública e a Campanha Setembro Amarelo foram os assuntos pautados
Nesta terça-feira (05) a Câmara Municipal de Duque de Caxias reuniu os Parlamentares para mais uma Sessão Plenária. Os Vereadores apresentaram as suas questões, propostas e ponderações na tribuna ao falarem sobre saúde, obras, segurança pública e a Campanha Setembro Amarelo.
Saúde: acessibilidade aos mais vulneráveis e atenção a contratos laboratoriais
Michel Vila Nova (PSDB) foi o primeiro a se manifestar. Em seu discurso, o Parlamentar arguiu sobre a oferta de saúde pública realizada pelo município. Na visão do Vereador, os serviços evoluíram e a cidade vem se destacando no atendimento realizado nos postos, hospitais e unidades básicas.
Mesmo com essa avaliação, Michel ressaltou que há melhorias, mas também há desafios a serem enfrentados pela gestão pública, “existem desafios significativos, quando se trata da acessibilidade aos serviços de saúde, especialmente para os grupos mais vulneráveis como os idosos e aqueles que sofrem de doenças crônicas.”
Sendo assim, o Parlamentar comentou sobre uma proposta de sua autoria: a criação do Programa Vale-Táxi Comunitário. O programa visa facilitar o deslocamento de idosos, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas às principais unidades de saúde do município, facilitando o acesso das mesmas aos seus atendimentos e tratamentos.
“Peço, encarecidamente, ao excelentíssimo Prefeito que considere essa proposta e realize um estudo detalhado sobre a sua viabilidade”, concluiu o Parlamentar ao se manifestar sobre o programa.
Segundo a discursar, o Vereador, aniversariante do dia, Alex Freitas (SD) trouxe à debate um Requerimento de Informação apresentado na Câmara pelo Parlamentar Alex da Juliana do Táxi (MDB) no dia 17 de agosto. O mesmo solicitava ao Executivo a documentação referente a contratos estabelecidos com a empresa de laboratórios Carrion LTDA. Segundo Alex, a Gestão Municipal havia rescindido um contrato de 4 milhões de reais para depois, em um espaço curto de tempo, um outro ser firmado, com dispensa de licitação, no valor acima de 28 milhões.
“Eu peço aos colegas que assinem a Comissão Especial que irei abrir para apurar o contrato desse laboratório. Qual a justificativa que a Procuradoria ou o Setor de Licitação darão sobre a dispensa dessa licitação de 28 milhões?” questionou Alex ao relatar o requerimento.
Aparteando a fala do Vereador Alex, Nivan Almeida solicitou ao colega parcimônia, já que, na visão dele, é possível que a Secretaria de Saúde esteja respondendo ao requerimento. Nivan ainda afirmou que a demanda de serviços laboratoriais da cidade aumentou e isto poderia ser um dos motivos para que o contrato anterior fosse rescindido.
Ao término do debate, Celso do Alba (MDB), Vereador-Presidente da Casa, endossou que “um requerimento desta magnitude precisa ser apurado”.
Obras de Pavimentação e Segurança Pública
Terceiro a discursar, o Vereador Marquinho Oi (União Brasil) pautou as intervenções em pavimentação que ocorrem no município. O Parlamentar agradeceu a gestão municipal e a deputados tendo em vista o trabalho quem vem sendo executado.
“O asfalto que vem caindo na nossa cidade vem ao encontro às necessidades da nossa população”, comentou Marquinho, ressaltando que ainda acredita que as intervenções chegarão ao Morro do Coqueirinho e a todos os demais pontos do município que ainda precisam desta atenção do Executivo.
Junior Uios (União Brasil) foi o quarto a se manifestar e levantou uma preocupação com o aumento da criminalidade no município. O Vereador afirmou que os assaltos estão crescentes em diversos pontos, pondo em risco a integridade das famílias duquecaxienses. Junior Uios solicitou uma atenção especial das autoridades de segurança a este aumento do número de casos.
“Venho pedir que Vossa Excelência, Senhor Presidente, venha encaminhar junto a mim ao Comandante do 15º Batalhão mais operações e aquilo que se fizer necessário para coibir o número de assaltos no 1º Distrito”, afirmou o Parlamentar ao pedir diretamente ao presidente da Casa (Vereador Celso do Alba) ajuda na comunicação com as autoridades policiais.
Além de chamar atenção para a segurança pública, Junior Uios ainda trouxe uma análise dos serviços de saúde ofertados no município, destacando, segundo ele, a melhora no atendimento à população e o aumento da demanda na cidade. Ao comentar o debate sobre o Requerimento de Informação, promovido anteriormente pelo Vereador Alex Freitas, o Parlamentar colocou-se à disposição para corroborar com o que for preciso.
Campanha Setembro Amarelo
Encerrando o primeiro momento da Sessão Plenária, a Vereadora Delza de Oliveira (Patriota) fez um alerta e discursou sobre a Campanha Setembro Amarelo. Através de um discurso humanístico, Delza pontuou as causas, comportamentos e a ajuda que pode ser fornecida às pessoas que apresentem pensamentos ou sinais suicidas.
“A pandemia piorou ainda mais a situação. As pessoas ficaram mais depressivas, mais fechadas; o desemprego, a falta de oportunidades também adoecem e podem levar muitos a terem pensamentos suicidas,” comentou a Parlamentar ao alertar sobre as possíveis causas e justificativas da campanha.
A Campanha Setembro Amarelo conscientiza a sociedade civil sobre a valorização da vida, combatendo o suicídio. A Parlamentar destacou que no município há ajuda fornecida nas unidades hospitalares, “em Duque de Caxias, nós temos psicólogos e psiquiatras disponíveis no Hospital Moacyr do Carmo e CER IV (Centro Especializado em Reabilitação). Ao perceberem comportamentos diferentes, vamos ajudar”.
O segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução. Os Parlamentares aprovaram denominações de equipamentos públicos, implantação de medidas voltadas à saúde, condecorações etc.