Vereadores solicitam informações sobre a empresa responsável pela coleta de lixo no centro

Em 02, maio, 2024

Eles alegam que a empresa Estevão não oferece um serviço de qualidade e que os equipamentos estão sucateados

Dois assuntos importantes para o município de Duque de Caxias foram abordados na tribuna, durante a sessão plenária de 02/05. O vereador Michel Vila Nova (PDT) apresentou indicação solicitando substituição, até 2025, por veículos elétricos e híbridos, ao menos 50% dos veículos utilizados na prestação de serviços nos órgãos, repartições e equipamentos públicos da administração municipal.

O vereador Alex Freitas (Republicanos), por sua vez, solicitou informações sobre a empresa responsável pela coleta de lixo no centro.

Transporte

O vereador Michel Vila Nova apontou os benefícios de sua proposta ao Executivo. “Essa medida não só representa um passo crucial em termos de modernização da frota municipal, mas também é fundamental para a redução significativa da emissão de poluentes em nossa comunidade”, disse ele, acrescentando que esta mudança acarretará em impactos positivos também para outras esferas, pois irá diminuir os custos operacionais com combustíveis e irá promover o desenvolvimento tecnológico local.

Contrato com a prefeitura

O vereador Alex Freitas questionou o contrato da Prefeitura de Duque de Caxias com a empresa Estevão Construtora, responsável pela coleta de lixo no primeiro e segundo distritos. “Os serviços não são feitos de acordo com o que a população espera”, disse ele, ressaltando que os equipamentos estão sucateados e os caminhões sem manutenção, irregulares.

Além disso, o vereador disse ter sido surpreendido por um funcionário que afirmou trabalhar para a empresa Vaip Locação e Transporte. “No contrato da prefeitura, está falando que a empresa que presta serviço é a Estevão, mas essa Vaip Transportadora está disponibilizando as máquinas, obsoletas, funcionários sem os EPI’s, carteira assinada, e não têm as licenças ambiental e operacional”, disse Alex Freitas, questionando ainda a ligação com a empresa Rodrigues Transporte com as demais em Duque de Caxias”.

Os vereadores Catiti (PDT) e Dr. Maurício (PRD) comentaram a situação da empresa Estevão no município e as providências que deverão ser tomadas para que o município e os seus moradores não sejam mais lesados. “Passou de todos os limites a empresa Estevão. Também protocolei um requerimento e quero dizer que o centro da cidade está depreciado, os bairros estão imundos. A empresa precisa informar sobre a licença ambiental e se os funcionários estão registrados.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Dr. Maurício disse que, diariamente, vem se deparando com estes e outros questionamentos sobre a empresa Estevão Construtora, por isso, há necessidade de ir in loco averiguar a situação e tomar as providências necessárias de imediato, até mesmo por vias judiciais.

“O valor empenhado de fevereiro são R$ 26 milhões para ela prestar uma porcaria de serviço que está sendo feito em nosso município. Aí, tem a Vaip que não tem condições de dar um simples uniforme, não tem cesta básica. Os operadores estão se sentindo ameaçados com reuniões políticas de pré-candidatos. É uma vergonha ter esta empresa prestando qualquer tipo de serviço no nosso município”.

Alex Freitas finalizou seu discurso destacando que seria importante a prefeitura ter a sua própria companhia de limpeza urbana o que reduziria os problemas com as empresas terceirizadas.

Ainda na sessão plenária de 02/05

A pedido do presidente em exercício, Claudio Thomaz (PRD), e secretariando os trabalhos da mesa diretora, o vereador Dr. Maurício, fez a leitura de Projeto de Lei, indicações solicitando serviços em diversos pontos do município, e requerimentos concedendo moções.

A vereadora Leide (Republicanos) apresentou dois requerimentos, um ao prefeito Wilson Miguel, e outro à Secretaria Municipal de Educação, para informações sobre a construção de uma escola municipal bilíngue, com oferta de ensino em horário integral, no terreno que abrigava o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Duque de Caxias (IPMDC), localizado no centro da cidade.