Vereadores se solidarizam com inundações no Sul do país em sessão plenária

Em 07, maio, 2024
Vereadores se solidarizam com inundações no Sul do país em sessão plenária

A tragédia causada pelas fortes chuvas sensibilizou os parlamentares

Na terça-feira, 07/05, a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma sessão plenária. Os Vereadores presentes apresentaram suas indicações e debateram assuntos que interferem no cotidiano da cidade. A tragédia causada pelas chuvas no Sul do país ganhou destaque.

Enchentes no Rio Grande do Sul

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, já passa de 90 o número de mortos por causa das enchentes dos últimos dias. Todo Estado encontra-se em calamidade pública e a situação de tragédia chamou atenção dos Vereadores de Duque de Caxias.

Durante a sessão plenária realizada nesta terça (07), o parlamentar Dr. Maurício (PRD) solicitou um minuto de silêncio pelas vítimas da catástrofe. Ao utilizar a tribuna, o Vereador foi sensível ao abordar o caso e ressaltou que, neste momento, o país inteiro precisa estar unido para ajudar, “é um momento de tragédia que eles estão enfrentando. Nós, aqui no Pilar, também tivemos problemas com enchentes e sabemos que é necessária uma maior intervenção das autoridades para combater estes desastres naturais. O que acontece hoje no Sul mexe com todo país e a eles dedico a minha solidariedade”, comentou o Maurício.

Catiti (PDT) também se manifestou a respeito e deixou a sua mensagem: “também quero prestar a minha solidariedade a todo povo do Rio do Grande do Sul. Os nossos irmãos de lá estão sofrendo muito e, neste momento, o Brasil precisa se unir para fazer tudo o que for possível para ajudar.”

Aproveitando a pauta, Dr. Maurício solicitou ao Governo do Estado do Rio de Janeiro atenção e mais investimentos para combater as enchentes em Duque de Caxias. O Vereador relembrou os momentos de tensão enfrentados em janeiro pelos bairros do Pilar e Cidade dos Meninos com as fortes chuvas, “o investimento está muito aquém do que é necessário àquela região. O município está agindo, mas o Governo do Estado precisa entrar para fazer o seu papel e desenvolver melhor a estrutura daquela região.”

Ordem nas Feiras Públicas e Ferramentas de Ensino para estudantes com autismo

Outros assuntos de relevância também foram mencionados na sessão. Durante a sua manifestação, Catiti relatou a situação das feiras públicas do município. Segundo o Vereador, é possível presenciar uma certa desordem no Centro da cidade, 1º Distrito, “eu queria chamar atenção da Secretaria de Serviços Públicos, da Secretaria de Ordem Pública e da Secretaria de Segurança. As feiras públicas fazem parte do patrimônio do nosso município, mas pude constatar, neste último domingo, uma falta de ordem. Vi comércio de bichos, fogão, panelas, bicicletas, pelo meio da pista, atrapalhando o trânsito.”

A preocupação do parlamentar gira entorno da insegurança e o comércio irregular nas feiras da cidade. Por isso, ao final do seu discurso, Catiti solicitou uma posição com urgência das secretarias mencionadas.

Trazendo a Educação à pauta, Michel Vila Nova (PDT) fez proveito de sua manifestação para apresentar uma Indicação Parlamentar. A mesma visa solicitar ao Executivo a viabilização da inclusão de informações e atividades relacionadas aos métodos ABA (Applied Behavior Analysis), Análise do Comportamento Aplicada, e TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação) na grade curricular da rede municipal.

“Ao darmos esse passo, estaremos abrindo portas para uma educação mais acessível e equitativa, reconhecendo a importância de todos os estudantes terem a oportunidade de se desenvolverem independentemente de suas necessidades específicas”, concluiu Michel.

Após o encerramento das manifestações, o segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução.