Vereador requer mais profissionais no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Em 16, maio, 2024

Também na tribuna, os dias do Enfermeiro e do Assistente Social foram destaques

Na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada em 16/05, os vereadores Michel Vila Nova (PDT) e Delza de Oliveira (MDB), subiram à tribuna para abordarem temas relevantes, como a necessidade de mais médicos veterinários para atuarem no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Simpoa), e a importância da valorização dos enfermeiros e dos assistentes sociais, cujas datas em homenagem foram recentes.

O Simpoa é responsável por fiscalizar e inspecionar as agroindústrias de produtos de origem animal. Devido ao crescimento contaste do município e o aumento do consumo desses produtos, o vereador Michel Vila Nova solicita à prefeitura que amplie o número de médicos veterinários no serviço. “Eles são os responsáveis pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, assegurando que carnes, leites, ovos e derivados cheguem as nossas mesas com qualidade e segurança necessárias”.

A contratação dos profissionais, segundo Michel Vila Nova, vai permitir além de uma fiscalização mais eficiente, a promoção da saúde pública prevenindo a disseminação de doenças transmitidas por alimentos contaminados. “Uma fiscalização mais eficaz pode incentivar produtores locais a se adequarem às normas sanitárias possibilitando a expansão de mercado e a abertura de novas oportunidades de negócios”.

Dia do Enfermeiro e do Assistente Social

No dia 12/05, comemorou-se o Dia do Enfermeiro, e a vereadora Delza de Oliveira fez questão de homenagear a categoria. “A área da saúde esteve aguerrida na pandemia, não poderia deixar de dar meu abraço aos enfermeiros, técnicos e auxiliares”. Já no dia 15/05, foi celebrado o Dia do Assistente Social. “Ele é muito importante tanto na saúde, educação, social, em todos os setores”.

O vereador Beto Gabriel (SD) enfatizou o dever de reconhecer os trabalhos dos profissionais. “É isso mesmo que nós temos que ter: lealdade, respeito e carinho com a nossa população e os nossos profissionais”. Ele também rebateu críticas aos atendimentos no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, apontando que a unidade é referência no estado. O presidente Celso do Alba (União Brasil) alertou o vereador que, nas redes sociais, as notícias são sempre boas, mas a realidade é bem diferente. “São denúncias que a nossa Casa recebe. A gente fala da realidade que a gente vê e não da realidade do Instagram. O povo está sofrendo”.

Ainda na sessão plenária de 16/05

A pedido do presidente Celso do Alba, o vereador Dr. Maurício (PRD), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura da Mensagem nº 014/2024, com o Projeto de Lei nº 12/2024, dispondo sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro do ano de 2025.

Também foram lidos projetos de resolução consignando títulos, requerimentos concedendo moções e indicações dos vereadores solicitando diversos serviços para os quatro distritos do município.

A Prefeitura de Duque de Caxias também encaminhou dois processos solicitando o plenário da Câmara para a realização das audiências públicas da Fazenda e da Saúde a serem realizadas, respectivamente, nos dias 22 e 28/05, às 15h, referentes ao 1º Quadrimestre de 2024.