Reajuste dos servidores públicos volta a ser abordado em plenário

Em 04, junho, 2024
Reajuste dos servidores públicos volta a ser abordado em plenário

Vereador Alex Freitas (Republicanos) reiterou pedido ao Executivo para a concessão de reajuste em 19,65%, conforme já aprovado pela Câmara

Ocupando a tribuna da Câmara de Duque de Caxias, durante a sessão plenária de 04/06, o vereador Alex Freitas (Republicanos) reiterou um apelo ao Executivo para que conceda o reajuste salarial aos servidores públicos do município. Ele ressaltou um anteprojeto da Casa, aprovado no ano passado, que concede um percentual de 19,65%.

“São oito anos sem reajuste nenhum e ele é merecido para os servidores de Duque de Caxias. Este é um grande pedido desta Casa. Temos vários funcionários públicos que vêm até nós para que possamos interceder por eles junto ao Executivo”, argumentou Alex Freitas, sugerindo o pagamento escalonado do reajuste e o fortalecimento do diálogo entre a prefeitura e os servidores.

Sem animais nas ruas

O abandono animal é uma prática frequentemente observada em várias cidades, sendo considerado um grande problema devido à possibilidade de transmissão de zoonoses, impacto ambiental e custos com a estratégia de controle populacional.

Visando reduzir o número de animais nas ruas, o vereador Michel Vila Nova (PDT), apresentou uma indicação ao Executivo para que o Programa Abandono Zero seja implantado no município. “O Abandono Zero visa recolher cães em situação de rua para cadastrá-los, vaciná-los, castrá-los e prepará-los para a adoção”.

De acordo com o vereador, a implantação do programa seria um passo crucial para não somente acolher os animais, mas oferecer-lhes uma vida digna, através da doação contínua e gratuita de rações aos cães adotados, com a quantidade estabelecida por médicos veterinários. “Para tornar esta iniciativa ainda mais abrangente, propormos a concessão de desconto no IPTU para os estabelecimentos pet que se tornarem parceiros do programa”, ressaltou o Michel.

Ainda na sessão plenária de 04/06

Atendendo a solicitação do presidente Celso do Alba (União Brasil), o primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (PRD), fez a leitura do Expediente do Dia com projetos de decretos legislativos e de resolução concedendo título e medalhas, requerimentos outorgando moções, e indicações para a realização de serviços em diversas áreas do município.

Os vereadores também aprovaram, por unanimidade, projetos de lei em primeiro e sendo turno de discussão e votação. Já a Mensagem nº 014/2024, com o Projeto de Lei nº 12/2024, dispondo sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro do ano de 2025, foi aprovada em primeiro turno, e retornará ao plenário para sua aprovação final.