Vereadores comentam sobre a realização de obras no município

Em 20, junho, 2024
Vereadores comentam sobre a realização de obras no município

A criação de um Centro Municipal Neuropediátrico e a segurança também foram destaques na tribuna

As manifestações dos vereadores na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, durante a sessão plenária de 20/06, tiveram como foco a realização das obras pelos quatro distritos do município.

O vereador Vitinho Grandão (PL) iniciou o seu discurso destacando o atendimento do Executivo as suas demandas para a região do Parque Fluminense, no 2º Distrito. Ele citou, inclusive, diversas obras que já foram entregues e outras que serão iniciadas. “Melhor do fazer indicação, é ser atendido. Por onde a gente anda, tem obra, seja da ponte do Gramacho até a ponte do Pilar, pegando a Vila do Rosário, Vila São José, Pantanal, São Bento etc.”.

A instalação de uma cabina da Polícia Militar para a mesma região também era muito aguardada e, agora, a conquista está próxima. “Estive com o deputado estadual, Rosenverg Reis (MDB), que me garantiu um recurso e, estou indo à Secretaria Municipal de Segurança para que a gente possa fazer na Praça do Galo o Proeis do Parque Fluminense”, disse Vitinho Grandão, apontando que, com isso, haverá policiamento 24h.

O vereador fez questão de agradecer ao prefeito Wilson Miguel, ao ex-prefeito e atual secretário de Estado de Transporte, Washington Reis, e ao deputado Rosenverg Reis que, segundo ele, é o campeão de emendas para o município, tendo destinado, somente neste ano, mais de R$120 milhões.

O presidente da Câmara, Celso do Alba (União Brasil), comentou a fala de Vitinho Grandão. “Fiquei feliz de o vereador ter falado da segurança. Sabemos da luta que encontramos não só no Parque Fluminense, mas, em toda Duque de Caxias, a insegurança toma conta. A gente fica feliz porque o governo vai colocar o Proeis. Já havíamos batido nesta tecla. Já temos ali duas cabinas”, disse Celso, solicitando que as mesmas sejam aproveitadas para trazerem ainda mais segurança à população.

Celso do Alba também enfatizou que é preciso mais eficácia nos trabalhos do Centro de Controle de Monitoramento. “Foram gastos mais de R$80 milhões e eu não vi uma placa ser pega ainda. Tem de colocar isto para funcionar. O povo quer mais. Não só pintar meio fio, a gente tá vendo essa corrida aí. As obras são obrigações, são nossas indicações sendo materializadas”.

Segurança

O vereador Beto Gabriel (SD) abordou as ações de segurança que o município vem adotando nos seus distritos e que estão dando resultados positivos. “No 3º Distrito, divisa com Magé, estamos tendo uma atenção especial do governo com o policiamento. Lá no Parque Fluminense, divisa com Belford Roxo, o policiamento está com o Proeis, que é uma parceria direta com o município”, disse Beto Gabriel, afirmando que está atento às questões de segurança por toda Duque de Caxias.

Melhorias para a região do Pantanal

As obras no 2º Distrito seguem mesmo a todo vapor, conforme o vereador Clovinho Sempre Junto (PDT). “A nossa indicação de uma Fundec no Pantanal saiu do papel e já está com vários cursos, tirando os jovens da criminalidade e dando também oportunidades às mães com cursos profissionalizantes”.

Clovinho agradeceu o apoio do Executivo, do deputado estadual Rosenverg Reis e do deputado federal Marcos Tavares e ressaltou a inauguração da UBS Maria Margarete de Oliveira Dias. “Falta muito ainda, mas eu sei que o empenho do governo para dar dignidade aos moradores é muito grande”. E, visando mais melhorias, Clovinho reiterou pedido para um posto de saúde na Vila Rosário e a instalação de um polo de assistência social para atender o bairro Pantanal e região.

Centro Municipal Neuropediátrico

Em sua vez na tribuna, o vereador Michel Vila Nova (PDT) falou de sua indicação para a criação de um Centro Municipal Neuropediátrico visando oferecer cuidados neurológicos especializados para pessoas até 18 anos. “É crucial que tenhamos uma estrutura adequada para diagnosticar e tratar. O centro terá como objetivo proporcionar um atendimento integral e humanizado com uma equipe multidisciplinar”, explicou ele.

Essa abordagem integrada, segundo o vereador, é essencial para oferecer um tratamento eficaz e personalizado, garantindo que cada paciente receba o cuidado necessário para o seu pleno desenvolvimento. “Além do atendimento clínico, o centro também será um espaço de estudos e pesquisas sobre os distúrbios neurológicos e musculares”, ressaltou Michel Vila Nova.

Ainda na sessão plenária de 20/06

A pedido do presidente Celso do Alba, o vereador Vitinho Grandão, secretariando os trabalhos da mesa diretora, fez a leitura do Expediente do Dia, constando de um projeto de decreto legislativo concedendo título, indicações solicitando serviços e requerimentos outorgando moções.

A Prefeitura de Duque de Caxias encaminhou a Mensagem nº 016/2024, com o veto total ao Projeto de Lei nº255/2024 que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgar os plantões médicos no âmbito das unidades da rede municipal de saúde.