Saúde e segurança pública são temas com destaque em Sessão Plenária

Em 25, junho, 2024
Saúde e segurança pública são temas com destaque em Sessão Plenária

Programa de Nutrição Infantil, PSFs e a segurança nas feiras livres foram mencionadas nas manifestações

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou a penúltima sessão plenária do mês de junho, nesta terça-feira (25). Os parlamentares se reuniram mediante às demandas apresentadas ao Executivo e discutiram temas importantes do município. A nutrição infantil, a ampliação dos Postos de Atendimentos PSF e a atuação da segurança pública nas feiras livres ganharam destaque.

Desafios nutricionais da infância duquecaxiense e a promoção do ENANI

Primeiro a se manifestar, o Vereador Michel Vila Nova (PDT) apresentou uma solicitação ao Executivo que defende a aplicação do Programa ENANI nos bairros Parque Vila Nova, Vila Ideal e Prainha, situados no primeiro distrito. O ENANI é um programa do Ministério da Saúde que promove o estudo nacional de alimentação e nutrição infantil. Para o vereador: “mediante o estudo seremos capazes de compreender melhor os desafios nutricionais que nossas crianças enfrentam, proporcionando dados essenciais para a formulação de políticas públicas efetivas na área da saúde e nutrição infantil”.

A participação do programa visa levar benefícios a inúmeras famílias duquecaxienses. Além do levantamento de dados, crianças adquirem o direito da realização de exames de sangue e de acompanhamento do peso e altura junto as suas mães biológicas. Na visão do parlamentar, esta intervenção poderá auxiliar o governo municipal a criar políticas públicas mais assertivas ao desenvolvimento infantil, dando todo suporte necessários às famílias.

Ampliação na oferta de PSFs no município

Dando continuidade ao debate sobre a saúde, o vereador Alex Freitas (Republicanos) manifestou-se na sessão, defendendo a ampliação do Programa de Saúde da Família em Duque de Caxias. Para o parlamentar, a cobertura existente é insuficiente e merece atenção do poder público, “nós temos menos de 30% de cobertura no nosso município e é necessário que o governo faça mais postos, mais unidades, para atender a população”, justificou Alex.

Os recursos do Governo Federal também foram citados, Alex falou da importância desta parceria para que o município tenha condições de trabalhar nesta ampliação. O Programa de Saúde da Família realiza atendimento e acompanhamento local de acordo com a abrangência das comunidades onde os postos estão situados. Alex destacou o deslocamento que muitos cidadãos realizam, saindo das áreas onde moram para buscar o serviço em bairros e regiões mais distantes.

Segurança Pública: intervenção nas feiras livres

Catiti usou o seu tempo de fala para priorizar um agradecimento à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Postura sobre as intervenções realizadas nas feiras da cidade. O parlamentar havia denunciado nas sessões anteriores a desordem das feiras que acontecem no centro do município, principalmente as que atuam próximo ao Hospital Infantil Ismélia da Silveira e a UPA Pediátrica Dr. Walter Garcia Borges.

“A pouca vergonha que estava no centro de Duque de Caixas, pois tentaram introduzir aqui a Feira do Robalto, recebeu uma ação da polícia, graças a nossa denúncia. Quero agradecer todos os órgãos responsáveis nesta operação que ajudaram a devolver ao cidadão de Duque de Caxias as Feiras Livres sem a desordem que estava”, afirmou o vereador.

Catiti defendeu a existência das feiras livres na cidade que, tradicionalmente, atraem visitantes e fornecem rendas às pessoas que nelas trabalham. Além de defender as feiras, o vereador ressaltou a importância da presença da Guarda Municipal que auxilia na normalidade do trânsito da região, “as feiras ficam próximas ao Hospital Infantil. É importante que a guarda se faça presente para facilitar o acesso dos pais que procuram atendimento naquela região,” concluiu.

Após o encerramento das manifestações, o segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução.