Parlamentares apresentaram demandas ao Executivo e realizaram importantes votações nesta terça
A Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu mais uma Sessão Plenária nesta terça-feira (21). Questões diversas foram levadas pelos Parlamentares que se manifestaram na tribuna. Dentre elas, a inauguração de uma escola bilíngue, a capacitação profissional de pessoas com transtorno do espectro autista e alterações ao Regime Adicional de Serviço (RAS) da Guarda Municipal se destacaram.
Alterações ao RAS da Guarda Municipal
Os Vereadores da 19ª Legislatura iniciaram as suas manifestações destacando a pauta a ser votada no dia que contemplaria os Guardas Municipais de Duque de Caxias. Beto Gabriel (SD), primeiro a fazer uso da palavra, mencionou a sua relação com a Segurança Pública e destacou que esta atenção aos agentes do município é muito importante, “enquanto estive secretário, tive a oportunidade de trabalhar três anos, três meses e cinco dias com esses guerreiros. Durante todo esse tempo não me faltou, da parte deles, entrega, apoio e dedicação para nos proporcionar qualidade de vida na cidade. Eles são merecedores disso.”
Alex Freitas (Republicanos) também intensificou a importância do que seria votado no dia, tendo em vista o trabalho desempenhado pelos agentes. Na visão de Alex, “é uma unanimidade entre todos os Vereadores desta Casa o que será votado aqui. É necessário que eles tenham esta adequação e, através do meu mandato, sempre estive colaborando com eles também. Tenho indicações nesta Casa que solicitam o concurso para a Guarda, que visa aumentar o efetivo que atua no município”.
Alex Freitas destacou que os Guardas Municipais são essenciais para a cidade, pois as rondas e as atuações em localidades específicas como escolas e unidades de saúde tranquilizam os cidadãos. O parlamentar acredita que a valorização do segmento, através da abertura de concursos públicos, é fundamental para levar, ainda mais, uma maior sensação de segurança para toda cidade.
No segundo momento da Sessão Plenária foi levada à discussão e votação a mensagem do Executivo que encaminhava o Projeto de Lei que dispõe sobre adequações ao Regime Adicional de Serviço para os profissionais da Guarda Municipal. A pauta foi aprovada por unanimidade.
Educação Bilíngue e Capacitação Profissional para Autistas
A educação também ganhou espaço na Sessão desta terça. Ainda em sua manifestação, Alex Freitas fez questão de parabenizar o Executivo e os parlamentares envolvidos na inauguração da Escola Municipal Bilíngue Ulysses Silveira Guimarães, na Vila Getúlio Cabral, 3º Distrito. Alex destacou a importância do novo equipamento público, “o poder público está dando condições aos filhos dos trabalhadores da Vila Getúlio Cabral de poder estudar numa escola com o inglês já embutido na aprendizagem. Fico muito feliz ao ver esses avanços na educação do nosso município.”
Ainda sobre a educação, também foi levado à Câmara uma preocupação com a capacitação profissional das pessoas com transtorno do espectro autista. Durante o seu discurso, o Vereador Michel Vila Nova (PDT) apresentou uma indicação que solicita ao Executiva a inclusão das pessoas com TEA nos programas de capacitação profissional da Fundec. Para o Vereador, além de proporcionar dignidade, os cursos técnicos da Fundec podem ajudar a inserir pessoas no TEA no mercado de trabalho.
Anderson Lopes (MDB) aproveitou o seu momento de fala para comentar a PEC que concede às igrejas isenção de impostos para que as mesmas propaguem a fé e pratiquem os seus mais variados trabalhos voltados para o social.
Após o encerramento das manifestações, o segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução.