Meio ambiente, saúde e a situação das empresas terceirizadas foram abordados na tribuna
Os vereadores de Duque de Caxias comentaram na tribuna da Câmara, durante a sessão plenária de 28/05, assuntos relevantes para o município, como: a despoluição dos rios e canais, os novos leitos e equipamentos entregues ao Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, a necessidade da coleta regular de lixo nos bairros e os problemas envolvendo as empresas terceirizadas que prestam serviços para a saúde e a educação.
Meio ambiente
Preocupado com a situação dos rios, canais, córregos e valões do município, o vereador Michel Vila Nova (PDT) explicou a sua sugestão ao Executivo. “Proponho a adoção da Seabin, uma lixeira flutuante inovadora que utiliza tecnologia de ponta para limpar ativamente as águas”.
O equipamento é capaz de coletar diversos tipos de detritos, incluindo garrafas plásticas e até pequenas quantidades de combustível ajudando assim a preservar as vidas aquáticas. “A iniciativa não só beneficia a natureza, mas também contribui para a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação e do uso responsável dos recursos naturais”.
Novos leitos hospitalares, equipamentos e unidade do Hemorio
O vereador Beto Gabriel (SD) comentou a inauguração, no sábado (25), de mais uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 16 leitos e equipamentos de última geração, no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. “É um governo que se preocupa com as pessoas, que coloca em prática o verdadeiro significado da palavra política, que é transformar vidas”.
Outro avanço da administração municipal, destacada pelo vereador, foi a inauguração da Unidade de Coleta do Hemorio, no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. “Ganhamos lá também 14 leitos de Sala Vermelha, onde os pacientes necessitam de tratamentos especiais”, celebrou ele.
A vereadora Delza de Oliveira (MDB), autora da Lei nº 3.208/2022, instituindo o mês de novembro como o “Mês do Doador de Sangue no município”, comemorou a inauguração. “Cada doador de sangue ajuda até quatro pessoas. Duque de Caxias está cada vez mais avançando. Temos hospitais de excelência que atendem toda a Baixada Fluminense”, disse ela, ressaltando ainda as instalações de ares-condicionados no Hospital Duque e demais investimentos na saúde.
Problemas com as empresas terceirizadas no município
Após debates na Câmara e pedidos ao Executivo, a empresa Gaia Service Tech foi praticamente banida do município, porém, o vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD), alertou que os problemas relacionados aos pagamentos dos terceirizados continuam, pois ainda existem contratos milionários nas secretarias de Educação e da Saúde. “Hoje, são 28/05. Segundo as leis trabalhistas, os funcionários devem receber até o 5º dia útil, mas a empresa Vigília, que é a nova Gaia de Duque de Caxias, que ganhou a licitação, ainda não pagou os funcionários da saúde”, criticou ele.
Além da Gaya, a empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA, segundo Boquinha, vem descontando cerca de R$5.000,00 dos pagamentos aos médicos. “A empresa toda vez fala a mesma coisa, que foi um erro. A Secretaria de Saúde deveria notificar as três empresas citadas, porque não é de hoje que isso vem acontecendo”, disse ele indignado.
O vereador Boquinha ressaltou que entrará com denúncia no Ministério Público contra a empresa Vigília Brasil Serviços LTDA e revoltou-se ao dizer que se tornou comum os vereadores correrem atrás para resolverem problemas que são do Executivo.
Líder de governo, vereador Valdecy Nunes (MDB), afirmou que pedirá esclarecimentos da Secretaria de Saúde. “Vou até lá buscar informações e, mais para a frente, respondo o vereador em cima do que ele trouxe ao plenário”.
Melhoria na coleta de lixo
Uma cidade limpa com a coleta regular de lixo foi a demanda do vereador Alex Freitas (Republicanos), na sessão plenária de 28/05. “Temos as empresas Pérola Transportes e a Estevão Construtora e já estou encaminhando ofício à Secretaria de Obras pedindo providências sobre elas”.
Alex Freitas comentou que já foram feitos diversos pedidos para mutirões de limpeza nos bairros, porém, as empresas não têm cumprido com os seus deveres. “Peço à Secretaria de Obras que desvincule do contrato a retirada de entulho das empresas para que ela seja a responsável. Quero saber o destino desses entulhos, porque não consigo identificar aonde eles estão”, disse ele, listando alguns questionamentos que constarão no ofício à Secretaria de Obras.
O vereador Valdecy Nunes (MDB) contestou a fala de Alex Freitas. “Não tenho ciência das informações que o vereador passou. No Segundo Distrito, Terceiro Distrito, a coleta de lixo é feita regularmente. Sabemos que pode acontecer um ou outro caso que o senhor possa estar se referindo”. Valdecy destacou que é preciso investir na educação ambiental para que a população possa contribuir com a limpeza da cidade, respeitando os horários do caminhão de lixo.
Centros de Reabilitações para Pessoas com Deficiência
O vereador Anderson Lopes (MDB) comentou sua sugestão para a construção de um Centro de Reabilitação para Pessoas com Deficiência, no Jardim Primavera, Segundo Distrito, e no bairro Imbariê, no Terceiro Distrito. “Nós temos o CER IV, no Primeiro Distrito, que faz um trabalho extraordinário. Porém, a demanda é muito grande e tive informações de que as pessoas esperam muito tempo para serem atendidas”.
O vereador Claudio Thomaz (PRD) que, no momento, presidia a mesa, salientou o empenho da Casa Legislativa com a inclusão. “Gostaria de parabenizá-lo pela indicação e todos os demais vereadores que apresentam projetos de lei e indicações na área de reabilitação”.
Indicações atendidas
“É um momento de alegria ter várias indicações minhas sendo atendidas. Iniciamos as obras no campo da Barão, com iluminação de Led. Estamos fazendo o mutirão de limpeza, reformando o posto Antônio Granja que está sob nova direção, os postos de saúde do nosso bairro, assim como o asfalto nas ruas Caraguatatuba e Barueri”, resumiu o vereador Vitinho Grandão (PL), em sua manifestação na tribuna.
Ele ressaltou que está acompanhando o processo de licitação da obra da creche, no bairro São Bento. “Também tem o Parque da Cidade que foi uma luta do meu pai, Chiquinho Grandão, no mandato dele, e eu estou podendo dar continuidade. São obras grandes chegando na nossa região. Vamos fazer o campo da Casa dos Bancos também. Estamos trabalhando por todo o nosso bairro”, comemorou o vereador Vitinho Grandão, apresentando ainda mais realizações.
Obras no Pantanal
O vereador Clovinho Sempre Junto (PDT) apontou as recentes obras no bairro Pantanal, oriundas de suas indicações. “Várias vezes cobrei aqui melhorias para o Pantanal. Conseguimos a UBS e vamos inaugurar a Fundec. Quero agradecer o prefeito Wilson Miguel, os deputados Marcos Tavares, Rosenverg Reis que lutam muito para trazerem recursos para o nosso município”.
Obras na Vila Fraternidade também foram destaques em sua fala, assim como o asfaltamento de diversas ruas na região. Clovinho alertou que ainda é necessário um CRAS para atender aos moradores.
Beto Gabriel, Vitinho Grandão, Catiti (PDT) falaram sobre as obras que estão sendo realizadas pela cidade, em especial, na região do Pantanal, e destacaram outras ações que já foram entregues e que contemplam uma melhor qualidade de vida à população.