Skip to content

Primeira sessão solene de 2025 homenageia as mulheres e os apoiadores da causa autista

Em 14, março, 2025
Primeira sessão solene de 2025 homenageia as mulheres e os apoiadores da causa autista

Vereador Serginho do Pilar (PP) presidiu o evento e falou da importância dos trabalhos do Legislativo sobre os temas abordados

A primeira sessão solene da 20ª Legislatura, presidida pelo vereador Serginho do Pilar, aconteceu na sexta-feira (14) e agraciou mulheres, em celebração ao dia 8 de março, representantes de diversos setores e apoiadores da causa autista com medalhas, títulos e moções. “É uma honra estar nesta Casa trabalhando, buscando a inclusão da pauta que eu defendo muito que é a do autismo”, destacou Serginho do Pilar.

À mesa, estiveram presentes a secretária de Gestão e Inclusão, Anna Christina Barichello, a primeira dama do município, Júlia Gomes de Moraes, a presidente do Instituto Rosa, Maria José Silva Costa, o superintendente da Câmara, Nivan Almeida, e os vereadores Leone (MDB), Michel Reis (SD), Moisés Neguinho (PP) e Marquinho Dentista (Republicanos).

Presidente do Instituto Rosa e esposa do vereador Serginho do Pilar, Maria José Silva Costa, recebeu a Medalha Cidade Duque de Caxias e a moção de aplausos. Ela falou da importância da homenagem e dos trabalhos realizados no instituto. “É o reconhecimento de um trabalho que já estamos fazendo há quase cinco anos. É com muita dificuldade devido à falta de recursos, mas estar aqui sendo reconhecido, recompensa”.

A primeira dama do município, Júlia Gomes de Moraes, recebeu o título Benemérito da Comunidade e agradeceu o vereador Serginho pela honraria. “É um grande vereador que já vem mostrando serviço na cidade para fazê-la mais inclusiva e igualitária para todos. Para mim, é uma alegria muito grande poder contribuir, ajudar o próximo porque é por isso que estamos aqui”.

A secretária de Gestão e Inclusão, Anna Christina Barichello, recebeu o título de Mulher Duquecaxiense. Natural de Balneário Camboriú (SC), ela está há apenas três meses no município e já demonstra um trabalho sério e comprometido com a inclusão. “Agradeço demais o vereador Serginho. Foi um dos melhores prêmios e homenagens da minha vida”.

A cada homenagem entregue, uma história de vida, trabalho e superação, mas todos com o objetivo de ajudar no desenvolvimento de Duque de Caxias. Os vereadores Moisés Neguinho e Marquinho Dentista enalteceram a postura de Serginho do Pilar que, no primeiro mandato, já demonstra o seu compromisso com a causa autista no município. “Uma honra participar, sendo convidado do meu parceiro de partido, PP, e eu poder também estar homenageando a esposa do Serginho pelo Instituto Rosa no Pilar que vem ajudando diversas pessoas”, disse Moisés Neguinho. “A causa autista é muito importante. A secretária esteve presente também e eu fico muito lisonjeado de fazer parte disso tudo”, acrescentou Marquinho Dentista.

O superintendente da Câmara e ex-vereador, Nivan Almeida, ressaltou o desempenho de Serginho do Pilar na função de vereador. “A gente conseguiu juntar nesta Casa, mais uma vez, a sociedade que busca, a cada dia, qualidade de vida, atenção do poder público e, quando a gente vê um vereador que está começando com esta disposição, para mim, é motivo de orgulho”.

Serginho do Pilar agradeceu aos homenageados e reiterou o seu compromisso com a população de Duque de Caxias e com políticas públicas para a causa autista. “Fiz questão de homenagear a secretária de Gestão e Inclusão, Anna Christina Barichello, que trouxe para a nossa cidade a possibilidade de fazermos a maior Casa do Autista do Brasil”.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.