Skip to content

Concurso para a Guarda Municipal com o uso de armas é aprovado pelos vereadores de Duque de Caxias

Em 20, março, 2025
Concurso para a Guarda Municipal com o uso de armas é aprovado pelos vereadores de Duque de Caxias

Além das 400 vagas, também foi aprovado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a categoria

Os vereadores de Duque de Caxias aprovaram, na sessão plenária de 20/03, duas mensagens do Executivo: a que cria 400 vagas, através de concurso público, para a Guarda Municipal e autoriza o uso de armas; e a que revoga a Lei nº 2.725/2015 e cria novo Plano de Cargos, de Carreira e de Remuneração para a categoria. Servidores da Guarda Municipal acompanharam a votação.

A pedido do presidente Claudio Thomaz, a vereadora Delza de Oliveira (MDB), secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, fez a leitura das emendas modificativas ao Projeto nº 02/2025 que dispõe do Plano de Cargos, Carreira e de Remuneração para os servidores da Guarda Municipal. Logo após, elas foram colocadas em votação e aprovadas.

Em seguida, a vereadora fez a leitura do PL nº03/2025 que trata da criação de 400 vagas para o concurso. O mesmo também foi aprovado. As duas mensagens do Executivo foram para o segundo turno de votação e, novamente, foram aprovadas por todos os vereadores em plenário.

Nas manifestações na tribuna e durante a votação, os vereadores ressaltaram a relevância dos projetos que tratam da valorização dos servidores da Guarda Municipal e da melhoria na segurança pública.

Policial militar e presidente da Comissão de Segurança da Câmara, o vereador Beto Gabriel (SD) chegou a se emocionar na tribuna. “A palavra é gratidão. Nós pegamos a pandemia, várias ocorrências que achávamos que iríamos resolver e vocês deram a resposta. Vocês têm todo o apoio desta Câmara Municipal”.

O presidente da Câmara, Claudio Thomaz, destacou a iniciativa do Executivo. “Essas matérias são de extrema importância. Este é um momento representa um marco fundamental para a segurança da nossa cidade”,

Após a aprovação, o prefeito Netinho Reis (MDB) esteve no plenário parabenizando os vereadores e os guardas municipais.

Ainda na sessão plenária de 20/03

A segurança pública se fez presente também no discurso do vereador Serginho do Pilar (PP) que solicitou nova audiência, salientando que a população precisa trazer questões referentes à pauta para que as demandas sejam apresentadas aos órgãos competentes, e as soluções tomadas. O vereador comentou sua indicação solicitando o retorno do Batalhão Escola no 15º BPM. “Onde poderemos ter mais 100 policiais formados nesta unidade. Fui formado em Batalhão Escola e, com certeza, consegui produzir muito”, disse ele, apontando ser fundamental ainda mais com a aprovação de vagas para a Guarda Municipal.

Esporte

O vereador Leandro Guimarães (MDB) falou sobre o empenho do Executivo com o esporte para os jovens visando o retorno dos Jogos Estudantis. “A prefeitura vai estar engajada. Precisamos tirar os jovens da rua, qualificá-los e dar ocupação a eles”. O vereador Leone (MDB), vice-presidente da Comissão de Esportes da Câmara, complementou dizendo que, além dos Jogos Estudantis Municipal, também está em pauta os Jogos Estudantis Estadual.

Saúde

O Leandro Enfermeiro (PRD) comentou sua indicação para a reforma geral da UPH de Saracuruna. “É uma unidade de grande importância e pode aumentar ainda mais”, e também apontou a necessidade de construção de uma UBS no Parque João Pessoa.

Clovinho Sempre Junto (PDT) falou sobre a empresa Gestão Saúde LTDA. “Mais um médico está saindo do município por falta de pagamento”, informou ele. “É vergonhoso o que essa empresa comete com os médicos da cidade. Todo mês ela erra para baixo. Não sei para onde vai este dinheiro, pois a prefeitura paga o que está escrito no contrato”, falou Catiti (PDT).

Os vereadores Juliana do Táxi (PL) e Vitinho Grandão (PL) também comentaram sobre a empresa Hygea. “Precisamos convocar os donos da empresa nesta Casa. Temos que pedir todo o processo de pagamento, as lotações de todos os médicos, com suas funções, cargas horárias e pagamentos”.

Obras

Marquinho Oi (União Brasil) pediu atenção da prefeitura com o bairro Periquitos, em especial, com o Morro do Coqueirinho. O vereador reiterou o pedido de asfalto para o local, alegando que o que foi feito não contempla a necessidade dos moradores. “Também não tem meio fio, saneamento básico. É preciso fazer um serviço com responsabilidade”.

Andreia Zito (PV) solicitou à prefeitura a criação de abrigos para idosos, preferencialmente, em cada distrito, para dar suporte às famílias e o conforto e segurança necessários a eles enquanto estiverem fora de suas casas. “Tem muitas famílias que necessitam estar trabalhando e não podem deixar os idosos sozinhos”. A vereadora Delza de Oliveira (MDB) comentou que tal demanda “foi uma promessa de campanha do prefeito Netinho de Reis e que já está em andamento”. O vereador Junior Reis (MDB) reiterou a sua fala.

Já Marquinho Dentista (Republicanos) mostrou-se indignado com o andamento de algumas obras na sua região. “Acredito que o secretário Valber Januário ainda não entendeu que tem outros vereadores no bairro. Fui para as ruas pedir voto e as pessoas estão me cobrando”, disse ele enumerando diversas solicitações suas que não saíram do papel em detrimento de outras. Catiti, Dr. Maurício (PRD) e Marquinho Oi ressaltaram que os vereadores são de Duque de Caxias e que o secretário precisa atender a todos da mesma forma, sem privilégios.

O líder de governo, vereador Eduardo Moreira (MDB) ressaltou o compromisso da administração, e foi enfático: “o vereador é a voz do povo e o secretário quando é nomeado tem que ser o secretário do povo. Não podemos aceitar qualquer tipo de secretário que não atenda bem o vereador”.

Educação

Em relação à educação, o vereador Dr. Maurício, recebeu a denúncia de que crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que estudam na Escola Barão de Taquara estão vedados para a utilização do transporte escolar e encaminhou requerimento à Secretaria de Educação para esclarecimentos. “Temos um contrato licitatório que trata da prestação de transporte escolar no município firmado com a empresa Ilha Transporte e Turismo LTDA. e que recebeu diversos aditivos e acréscimo financeiro. O montante envolvido no processo é de R$22 milhões para prestar um desserviço”.

Também para a educação, o vereador Leone abordou a necessidade de uma unidade da Fundec, em Campos Elíseos, no Segundo Distrito. “O bairro é um polo industrial e é preciso qualificar a mão de obra local para que possa ocupar as vagas de emprego nestas grandes indústrias”, disse ele referindo-se à Reduc, polo petroquímico e outras.

O vereador Alex Freitas (Republicanos) parabenizou Leone e ressaltou a necessidade de se investir na educação visando a geração de emprego e renda. “Tenho uma indicação parlamentar solicitando ao governador a implementação de uma agência do Sine dentro da Reduc e uma escola técnica em Campos Elíseos”.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.